Home / Destaque / Parlamento regional debate retomada e expansão do turismo

Parlamento regional debate retomada e expansão do turismo

A reestruturação dos atrativos turísticos e a união dos municípios foram algumas das questões abordadas

O Parlamento Regional realizou reunião no dia 27 de agosto, no Plenário da Câmara de Rio Preto, para debater a retomada e expansão do turismo regional. Participaram vereadores e assessores de toda a região, além de profissionais ligadas ao setor do turismo.
Célia Gomes, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), falou sobre a retomada do turismo regional com a diminuição dos casos de Covid-19. “A crise política, econômica e ambiental nos deixa sem perspectivas de melhora. Falar em Região Metropolitana nos dá uma esperança sobre a retomada”, declarou.
As características do interior paulista, com altas temperaturas e povo caloroso, foram comentadas pela presidente do Comtur. “Precisamos unir as atratividades turísticas de cada município para atrair um público maior e conseguirmos desenvolver rotas de turismo regional”.
Célia apontou os cafés coloniais e propriedades rurais, entre outros pontos turísticos, como atrativos para a rota de turismo com potencial na região. “Fizemos a identificação e avaliação dos atrativos de cada município para a elaboração de um roteiro, que mostra a diversidade de nossa região, que é justamente o que a torna atrativa”. O Caminho da Fé também foi identificado como potencial para os turistas que vêm à região.
A diretora de turismo da Acirp, Gislaine Galvez,  reforçou a importância do turismo para a geração de emprego e renda. “Temos que potencializar os pontos fortes e fazer um plano para levar Rio Preto para todo o Brasil, mostrar que aqui temos acolhimento, boas rodovias e custo baixo nos produtos e serviços”.
As representantes do setor demonstraram os projetos de rotas e programas que estão sendo criados para a atração dos turistas, como a “Rota Caipira” e “Visite Rio Preto”. Outro projeto em andamento é o do cicloturismo, que leva em consideração o crescente interesse pela prática do ciclismo aliado à busca pelo turismo ambiental.
“Quanto mais vocês, do Parlamento regional, puderem nos apoiar para potencializar essas rotas, mais poderemos avançar com o turismo na região, valorizando os pequenos empresários, artesãos, descobrir o que cada cidade tem e impulsionar a economia local”, declarou Gislaine. O Sebrae irá disponibilizar orientações para todos os que necessitarem.
O presidente do Parlamento Regional, vereador Pedro Roberto, lembrou que o papel do Poder Legislativo é fomentar o debate e incentivar os órgãos ligados ao setor a aprimorar os projetos e serviços. Sugeriu a criação de um site para divulgação das rotas e colocou-se à disposição para dialogar com a secretaria municipal de Turismo.
Vereadores de municípios que são importantes referências turísticas da região, como o presidente da Câmara de Olímpia, José Kokão, falaram sobre os investimentos e reestruturação feitos para a consolidação e expansão do turismo regional. “Vamos inaugurar em breve o maior resort do Brasil e temos boas perspectivas para essa ampliação”.
É possível rever a reunião na página da Câmara Municipal no Facebook e no canal da TV Câmara no Youtube.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Ibirá registra zero casos de Covid e traz de volta a esperança

Esperamos muito por este momento, todos unidos em orações, cada um se esforçando para que …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: