Home / Notícias / Prefeitura de Urupês inaugura pista de skate para prática e ensino gratuito da modalidade

Prefeitura de Urupês inaugura pista de skate para prática e ensino gratuito da modalidade

A Prefeitura de Urupês inaugurou no dia 26 de agosto, a Pista de Skate “Edemar Siqueira – Demá”, novo espaço esportivo voltado à prática do skateboarding, esporte que vem ganhando, a cada dia, mais interesse entre pessoas de todas as idades.
A inauguração foi resultado de um extenso itinerário de viagens à São Paulo, diálogo com lideranças políticas e superação de percalços técnicos, com as primeiras tratativas ainda em 2017, o projeto teve sua inauguração adiada algumas vezes por conta da pandemia, mas finalmente ganhou vida em um evento emocionante. A pista está localizada anexa ao Salão dos Trabalhadores.
Além da prática por atletas do município, a pista de skate já é utilizada para o ensino da modalidade esportiva e está habilitada para receber campeonatos. Também sediará o projeto “Donos da Rua”, que dará aulas gratuitas de skateboarding para crianças e adolescentes, em uma união de forças da Prefeitura de Urupês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com instrutor independente Rick Castilho. As inscrições para o projeto já estão abertas e podem ser feitas na Prefeitura.

A inauguração
Em suas palavras, o Secretário de Desenvolvimento Social, Alison Paulo da Silva, agradeceu ao prefeito Bica pelo incentivo que vem dando ao esporte na cidade e pontuou importância da união de forças das áreas social e esportiva, em alusão à recém-integração das pastas.
Maria Luiza Giampani da Silva, vice-prefeita de Urupês, felicitou-se ao salientar a importância do skate como esporte em crescimento na cidade, e com especial adesão do público-feminino, ao que creditou, dentre outros motivos, o destaque dado à modalidade devido à sua recém-inclusão como esporte olímpico.
O tema foi aprofundado pelo prefeito Bica, que evocou as melhorias que os praticantes haviam conquistado, passando de uma pista de skate adaptada, no Parque dos Lagos, para uma especialmente projetada para a prática do esporte e possibilitando até mesmo a realização de campeonatos. Também ressaltou todo o itinerário e tratativas desenvolvidas pelo município para que a pista se viesse à realidade, muito antes do skate se tornar esporte olímpico.
Por fim, o Secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, parabenizou a administração e ressaltou a importância daquele equipamento esportivo para a prática da modalidade de skate, além dos constantes investimentos do Governo Estadual na área esportiva. O Secretário finalizou entregando kits esportivos ao município e anunciando a possibilidade de início da instrução do processo de uma quadra de grama sintética de futebol Society.
A cerimônia contou com representantes do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, deputado Itamar Borges, grande intermediador na conquista desta pista de skate, e do deputado Carlão Pignatari. O evento também recebeu vereadores e diversos agentes políticos da região, familiares e amigos do homenageado, além de esportistas e praticantes do skateboarding em Urupês.

Quem foi Edemar Siqueira, o Demá?
Edemar Siqueira (Demá) nasceu em Urupês no dia 27 de maio de 1947, filho de Ma-noel Siqueira e de Albina Nardini Siqueira. Casou-se com Maria de Lourdes Sigoli Siqueira, com quem teve três filhas: Renata, Selma e Vera.
Iniciou sua vida laboral no dia 1º de julho de 1967 e, como servidor público, em 17 de dezembro de 1973 na Escola Estadual Rubens Ferreira Martins, onde permaneceu por 41 anos. Lá foi servente, escriturário, assistente administrativo de ensino, oficial de escola e secretário de escola, ficando até o dia de sua aposentadoria em 7 de novembro de 2014.
Edemar também prestou relevantes serviços como vereador do município por quatro legislaturas. Foi também presidente da Câmara em 2005.
Amava e se dedicava com muito esmero ao esporte de Urupês, em especial ao futebol. Treinou por vários anos, crianças, jovens e adultos, por quem era muito estimado e reconhecido. Com estes atletas, participou de muitos campeonatos municipais e intermuni-cipais.
Após uma vida de muito trabalho, amor e dedicação, Edemar Siqueira faleceu no dia 4 de junho de 2019. Grata coincidência, a lei municipal que atribuiu à pista de skate o nome de Edemar Siqueira – Demá foi sancionada no dia do aniversário natalício do homenageado.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Ibirá registra zero casos de Covid e traz de volta a esperança

Esperamos muito por este momento, todos unidos em orações, cada um se esforçando para que …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: