Home / Notícias / Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Abuso e exploração contra crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Conselho Tutelar e CREAS

O Conselho Tutelar de Urupês, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) são órgãos municipais que estão aptos para receberem denúncias de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Muitas vezes, as vítimas acometidas por esse tipo de crime não conseguem verbalizar o que está se passando, porém é através de manifestações comportamentais dentro do ambiente familiar e principalmente no escolar que são identificados os primeiros sinais.
 Com a pandemia ficou ainda mais difícil de identificar essas vítimas, pois é no ambiente escolar que professores e educadores conseguem observar indícios de abuso e exploração sexual.
Os casos normalmente acontecem em situações familiares, e é comum e mais frequente que o abusador seja um membro da família, que tenha um grau de parentesco e convívio com os menores.
“O maior número de ocorrências acontece dentro do âmbito familiar, ou seja, de pessoas que deveriam garantir a segurança da criança”, explica a coordenadora do CREAS de Urupês, Juliana Zocante.

Segundo Juliana, a criança que sofre violência, pode apresentar indiretamente sinais ou sintomas como perda de apetite, ou compulsão alimentar; problemas escolares como notas baixas, agressividade com colegas e professores; além desses, aversão a afeto e carinho dos pais e familiares, curiosidade sexual excessiva ou conhecimento sexual inapropriado para a idade.
Em maio, a campanha “Faça Bonito” tem o objetivo de fazer a sociedade refletir sobre o assunto, e combater o abuso e a exploração sexual, principalmente neste momento em que estamos vivendo.
Para auxiliar nessa luta todos podem ficar em atenção, caso identificado algum sinal, a denúncia pode ser anônima, e deve ser imediatamente realizada através do telefone do Conselho Tutelar (17) 3552-2322 ou CREAS (17) 3552-2138.
Não se cale! Seu Silêncio pode significar a dor de uma criança.
Entenda o que é Violência sexual
A prática de violência sexual contra crianças e adolescentes engloba uma série de fatores sociais como relações de gênero, classe social, condições econômicas e até mesmo raça ou etnia, sendo dividida em abuso e exploração sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Ibirá registra zero casos de Covid e traz de volta a esperança

Esperamos muito por este momento, todos unidos em orações, cada um se esforçando para que …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: