Home / Notícias / Estresse causado pela pandemia Covid-19 eleva o número de problemas bucais

Estresse causado pela pandemia Covid-19 eleva o número de problemas bucais

DRA. ANA VICTÓRIA BASTOS LIRA | CROSP 111.782
Cirurgiã Dentista

A pandemia está sendo estressante para a maior parte das pessoas. Emoções como o medo, ansiedade e solidão geram o estresse e, este contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento de doenças bucais.
O estresse pode motivar as pessoas a descuidarem da alimentação e higiene bucal, também pode aumentar a produção e liberação do hormônio cortisol, o qual pode levar à diminuição da produção de saliva e da capacidade de proteção contra infecções, sendo assim ocorre maior incidência de disfunções nas articulações temporomandibulares (dor ao abrir/fechar a boca, diminuição da abertura da boca, estalos), bruxismo (ato de ranger ou apertar os dentes), cáries, doenças periodontais (problemas gengivais), infecções dentárias, perdas dentárias e de lesões por herpes simples.
Além disso, pode estar relacionado com um maior consumo de álcool e cigarros, podendo também estar associado ao câncer bucal.
Todos sabem que medidas de higiene ajudam a prevenir a propagação do Coronavírus. Considerando que a boca é uma das principais vias de contaminação, a sua higienização é essencial para reduzir a quantidade de vírus e possivelmente diminuir as chances de o vírus chegar às células pulmonares, principais alvos da doença.
A saúde da boca está diretamente relacionada com o nosso bem-estar geral. É por meio da higienização correta e frequente que reduzimos o biofilme dentário (placa) e, consequentemente, o volume de microrganismos (bactérias, vírus e fungos presentes na boca).
Medidas simples, como escovação e uso do fio dental de forma adequada são capazes de preservar nossa saúde bucal e geral, também não podemos esquecer que a consulta com seu cirurgião dentista deve ser realizada a cada 6 meses ou ao notar qualquer sintoma.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Ibirá registra zero casos de Covid e traz de volta a esperança

Esperamos muito por este momento, todos unidos em orações, cada um se esforçando para que …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: