Home / Destaque / Ibirá (SP): uma parceria de sucesso pela Educação municipal

Ibirá (SP): uma parceria de sucesso pela Educação municipal

Há pouco menos de um ano, no início de 2020, o município paulista de Ibirá e a Editora Opet, por meio do selo educacional Sefe, firmaram uma parceria educacional para a adoção de materiais didáticos, formações pedagógicas e assessoramento técnico de professores e gestores. Uma parceria que abrangeria a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, além de um processo de aproximação entre as famílias dos estudantes e a escola.
O trabalho começou até que, em março, a pandemia da Covid-19 mudou radicalmente a “cara” da educação em todo o país. Vieram as aulas remotas e, com elas, a necessidade de oferta e domínio das tecnologias digitais. Algo que, no caso de Ibirá, teve total apoio da Editora Opet, que forneceu as plataformas Inspira e Google for Education a professores, gestores e estudantes, além da formação necessária ao melhor uso das ferramentas e ao desenvolvimento das aulas online. O resultado? Uma educação municipal que, a des-peito das dificuldades, se manteve com um alto nível de qualidade – Ibirá possui uma das notas mais altas do IDEB em São Paulo: 7,3.
A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o valor da parceria como chave para entender o sucesso da educação em Ibirá. “Ibirá representa a essência do nosso atendimento pedagógico. Especialmente neste ano, quando ficou provado o enorme valor que têm a própria parceria e o atendimento pedagógico personalizado.”
Para Cliciane, a relação foi muito boa desde o início, quando os gestores e os professores se mostraram dispostos a conhecer e a se aprofundar na proposta pedagógica da Editora. “São pessoas críticas e abertas ao diálogo e às mudanças”, observa.
Segundo ela, a integração das equipes – do município com os times pedagógico e comercial da Editora – também colaborou para o sucesso do trabalho. “Uma prova excep-cional da qualidade desse trabalho foi a premiação de uma profissional da rede municipal, a professora Daiane Fazan, no Ação Destaque, nosso prêmio nacional anual para a educação pública.”
O representante comercial da Editora Opet para a área pública na região, Maurício Pessoa Gebran, destaca o comprometimento dos professores e dos gestores com o desenvolvimento da educação. “O envolvimento de todos é muito grande. E nós, de nossa parte, buscamos levar o que temos de melhor. Um exemplo é o dos encontros com as famílias, que estão no núcleo da proposta pedagógica da Opet e que fazem toda a diferença na educação.” Maurício destaca, ainda, a importância dos materiais didáticos de alta qualidade, que serviram como um guia para o momento de educação remota.
Engajamento – Há muitos anos, a professora Alessandra Cristina Moura Pinheiro desempenha um papel importante da educação de Ibirá. Como assistente técnica da secretaria municipal de Educação, ela coordena o processo de gestão, trabalhando em contato direto com as equipes do município e da Editora Opet. Sua avaliação do trabalho realizado em 2020 é bastante favorável.
“A parceria do município de Ibirá com a Editora Opet nos trouxe a segurança que precisávamos. Ela é elogiada pelos professores, equipe de gestores, pais e alunos”, observa. “A principal mudança percebida foi a participação dos professores nas capacitações e atividades propostas, mesmo em tempos de pandemia.”
Alessandra também destaca o engajamento de sua equipe em relação ao sistema de ensino. “Quando os materiais Sefe chegaram às mãos dos professores, os gestores deram todo um suporte, pois sabiam que era um material de excelente qualidade e que merecia ser ‘abraçado’, fazendo o melhor que pudessem com o apoio da equipe pedagógica, para o sucesso de todos.”A gestora também observa o empenho da equipe pedagógica da Editora. “Há anos, vínhamos percebendo a desmotivação dos professores em relação às capacitações. A equipe pedagógica Opet tem realizado um trabalho maravilhoso.”
Todo esse trabalho resultou em um ano em que, a despeito de todas as dificuldades, a educação ibiraense se manteve sólida e criativa. O melhor exemplo disso é a professora Daiane Fazan, Que recentemente conquistou o segundo lugar na categoria “Ensino Fundamental – Anos Iniciais” do 10º Prêmio Ação Destaque, promovido pela Editora Opet. O prêmio é um dos mais tradicionais do país no segmento de sistemas de ensino para a área pública.
Daiane se destacou entre os dez finalistas de sua categoria com o projeto “E depois da pandemia? Esperanças e soluções para Estância Turística de Ibirá”, com foco no futuro pós-pandemia e nas relações entre as pessoas e o município.
Reconhecimento da Educação Pública – “Não há palavras para descrever tamanha satisfação ao ser premiada no Ação Destaque”, conta Daiane. “Trabalhamos com afinco para alcançar resultados satisfatórios e eficazes em nosso projeto ao longo do semestre e ver todo o reconhecimento recebido por ele foi uma sensação ímpar – tanto para mim, enquanto educadora, quanto para os estudantes, que se dedicaram sem reservas às aulas e às atividades propostas.”
Daiane se diz muito feliz, também, pelo reconhecimento que o prêmio trouxe para o seu trabalho e para a educação municipal. “Isso é essencial para que a sociedade constate o quanto a escola pública é importante, inovadora e resistente, mesmo em meio aos desafios que nos são impostos, como no caso da pandemia. Um trabalho reconhecido dessa maneira é motivo de esperança e motivação para novos projetos que viabilizem o desenvolvimento pleno de nossas escolas e de nossas crianças.”

TEXTO/FOTOS: EDITORA OPET

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Irapuã executa obra de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Irapuã, por meio do Departamento de Obras e Infraestrutura executou nesta semana, …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: