Home / Notícias / Hidronefrose em animais de companhia

Hidronefrose em animais de companhia

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A hidronefrose é uma patologia que vem acometendo em muito os animais domésticos, ela é extremamente séria, e o seu início é silen-cioso, com poucos sinais clínicos, e que normalmente, podem ser confundidos com outras doenças de trato urinário, ou mesmo hemopara-sitoses.
A doença consiste em uma necrose tecidual de um ou ambos rins, a origem dessa necrose, geralmente são cálculos renais, que obstruem total ou parcialmente o fluxo de urina produzida nos rins, impedindo seu escoamento para a bexiga e consequentemente a eliminação pelo órgão genital.
Essa obstrução pode ser também no ureter, bexiga, ou uretra, causando os mesmos transtornos.
Os sinais clínicos vão desde dores e sensibilidade ou dificuldade em urinar, até sangramentos, incontinência urinária, emagrecimento, inapetência, vômito, stress, agressividade, etc.
Um exame clínico detalhado e atencioso, nos direciona ao problema base, devendo ser criteriosamente investigado, com exames de imagem complementares e de laboratório, afim de evidenciar possí-veis complicações e ou acometimento de outros órgãos, como bexiga, ureter, uretra, etc.
O tratamento é cirúrgico e o mais breve possível, consiste na nefrectomia, ou seja, a remoção do rim afetado.
O pós operatório é de extrema importância para que o animal possua uma qualidade de vida aceitável, sem sofrimento ou angústia. Consiste em uma alimentação equilibrada e de boa qualidade, boa ingestão de água e acompanhamento periódico do Médico Veterinário, afim de minimizar os danos causados pela ausência de um rim.

Siga-nos no Instagram: Clinvet Ibirá
Deixe lá sua dúvida, pergunta ou sugestão de próximo assunto!

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Irapuã executa obra de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Irapuã, por meio do Departamento de Obras e Infraestrutura executou nesta semana, …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: