Home / Notícias / Piometra em animais de estimação

Piometra em animais de estimação

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A piometra, como é conhecida popularmente, é uma enfermidade do útero de cadelas e gatas, um processo de início muitas vezes inflamatório que evolui para um quadro infeccioso, que pode trazer sérios danos à saúde de seu animal, podendo inclusive expor à morte.
De início muitas vezes silencioso, vai se desenvolvendo no aparelho reprodutivo das fêmeas e instalando dentro do corpo e cornos uterinos. Não há predisposição racial nem de porte de animal, porém, fêmeas de meia idade à uma idade um pouco mais avançada, e ou que fazem ou fizeram uso de anticoncepcionais por períodos longos, tem muito mais chances de desenvolverem a doença.

Os sinais clínicos iniciais, são:
1- Apatia;
2- Anorexia (falta de apetite);
3- Polidipsia (aumento de ingestão de água);
4- Poliúria (aumento de volume de urina);
5- Distensão abdominal;
6- Febre;
7- Corrimento vaginal (nem sempre)
O diagnóstico é elaborado nos sinais clínicos e uma boa avaliação física e semiológica do paciente, e sacramentado através de exame de ultrassonografia.
O tratamento de eleição é a cirurgia, que consiste na remoção de todo aparelho reprodutivo da fêmea, bem como todo o cuidado pré cirurgia, em manter o animal o mais estável possível para a realização do procedimento cirúrgico.
Estabilidade essa em relação a volemia, quadro infeccioso, febre, hidratação, etc.
A maneira mais indicada para evitar a doença é a castração. Evite problemas desnecessários a você e ao seu animal, consulte sempre seu Médico veterinário.

Siga-nos no Instagram: Clinvet Ibirá
Deixe lá sua dúvida, pergunta ou sugestão de próximo assunto!

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

Como votarO primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro. Nos locais em …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: