Home / Destaque / Covid-19: Ibirá atinge 100% de cura e é o único município de SP a ter isolamento ativo dos casos

Covid-19: Ibirá atinge 100% de cura e é o único município de SP a ter isolamento ativo dos casos

Município avança para ser referência no tratamento da doença e não registra transmissão comunitária do vírus

Mais uma vez, Ibirá registrou índice de 100% de cura para os infectados com o Covid-19, o novo coronavírus.
O município possuía um total de quatro pacientes positivos para a doença, mas todos receberam atestado de cura.
O trabalho administrado pela Prefeitura de Ibirá, com apoio técnico do médico de São Paulo, João Paulo Beolchi, é inovador e coloca o município como único do Estado a ter isolamento ativo dos casos confirmados e contactuantes pelo vírus.
Além disso, o plano de contingência municipal aplica ainda outra metodologia inédita, que tem surtido bastante efeito: o atendimento on-line aos pacientes confirmados e contactuantes.
Atendimento inédito
Segundo informações do mé-dico, além do acompanhamento diário, a cada três dias ele realiza videoconferências pelo Zoom, com a participação dos pacientes e da secretária de saúde, Eruska Bueno. “Com as orientações médicas e a colaboração das famílias, não tivemos nenhum caso de infeção local. Respeitando e entendendo como o vírus funciona, podemos vencer essa doença, ter menos pessoas contaminadas e reabrir o comércio com os devidos cuidados. Isso é uma grande realização”, frisa Beolchi.
O prefeito Edvard Colombo falou sobre os índices positivos do município. “Ibirá está comprometida no combate ao novo coronavírus desde o início. Fomos o primeiro município da região a oferecer uma ala de campanha, tomamos todas as medidas indicadas pelos órgãos superiores e fomos além, com o envolvimento de outras frentes e o respaldo de especialistas. Todo mundo ganha com isso e a saúde da população fica preservada”, destacou.

Orientação ativa domiciliar
Entre os principais resultados do trabalho desenvolvido em Ibirá está a ausência de transmissão dentro do município, ou seja, o impedimento da progressão do vírus entre os moradores. “Em média, cada doente com Covid-19 infecta de duas a cinco pessoas, mas em Ibirá isso foi zero e o mérito é de todos que fizeram sua parte”, ressalta o médico que desenvolve a coordenadoria assistencial de modo voluntário.
Outro feito inédito é que Ibirá é o único município do Estado de São Paulo a oferecer orientação ativa domiciliar.
O serviço é realizado por 30 pessoas treinadas para explicar sobre o funcionamento e a prevenção do novo coronavírus, além de atuarem no isolamento ativo dos casos confirmados e contactuantes.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Prefeitura de Ibirá define cronograma para aplicação de pulverização contra a Covid-19

Mutirão deve acontecer duas vezes na semana: quinta-feira e domingo, em Ibirá e no distrito …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: