Home / Notícias / Primeira consulta do seu pet no Veterinário

Primeira consulta do seu pet no Veterinário

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A primeira consulta de seu animal de estimação com o Veterinário é de suma importância e essencial para um início de conduta e tratamento correto para o longo de sua vida, assim como a primeira consulta de um bebê no pediatra. E é dessa forma que tem que ser encarada mesmo.
Na primeira consulta é avaliada a condição clínica geral do paciente: temperatura, frequência cardíaca e respiratória, coloração de mucosas, possíveis afecções de ouvidos, conformação de olhos, boca, arcada dentária, possíveis hérnias, etc.
Essa prática é fundamental para podermos guiar e orientar os proprietários quanto a melhor forma de cuidar de seu animal. Além de direcionar para questão alimentar, vacinação, vermifugação, banhos, passeios, dicas e curiosidades sobre o comportamento dos filhotes, particularidades de determinadas raças e ou espécies.
Não sendo indicado e nem de boa conduta profissional, fazer “apenas a aplicação de uma vacina”. Vamos à um exemplo muito comum e corriqueiro: animal vem ao consultório para a primeira vacinação, caso o animal esteja: desidratado ou com temperatura elevada ou mesmo com uma carga parasitária considerada (seja de parasitas internos e ou externos), não há a indicação de aplicar a vacina. Caso esses de-talhes não sejam observados pelo profissional, ou caso, não seja um profissional que realiza a vacinação, a vida de seu animal é colocada em risco no mesmo momento da aplicação, podendo causar desde uma ineficiência vacinal até um choque anafilático e levar seu animal à óbito.
Dê sempre a prioridade à uma clínica/profissional devidamente cadastrada e instalada e que realmente faça essa primeira avaliação de seu pet, afim de evitar transtornos futuros.
Faça-nos uma visita, siga-nos no Instagram: @clinvetibira
Estamos à disposição para recebe-los e atendê-los da melhor forma sempre.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Irapuã recebe respirador eletrônico do Governo de SP

Irapuã recebeu um respirador eletrônico enviado pelo Governo do Estado de São Paulo para atendimento …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: