Home / Notícias / Surdez em cães

Surdez em cães

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A surdez em cães, por mais que se possa causar estranheza à princípio, é muito comum na rotina da clínica de pequenos animais.
Os cães em especial, por sua fama de serem muito bons no quesito audição, sofrem muito com distúrbios auditivos, entre eles a surdez.
Podem existir várias causas para a surdez, e essa pode ser total ou parcial, assim como em humanos. Podem variar desde a questão de animais albinos ou semi albinos, por terem uma influência genética (anomalia); otites constantes, ou mal curadas; ferimentos; tumores; exposição excessiva à determinados medicamentos (quimio); perfurações do conduto auditivo (brigas), etc.
Não existe uma predisposição racial e ou de sexo, mas a idade pode sim credenciar o animal à um déficit auditivo.
Os sinais são inespecíficos, porém, podemos notar algumas alterações comportamentais neles, tais como: letargia, apatia, sono excessivo, olhar distante e perdido, etc.
A boa notícia, é que se diagnosticada precocemente e de forma correta, a maioria das causas são tratáveis e curáveis, afim de se evitar a surdez total e definitiva do nosso amigo.
Exames de rotina, uma boa anamnese, e exames específicos compõem o diagrama para diagnóstico definitivo e tratamento adequado.
Consulte sempre o Médico Veterinário.
Faça-nos uma visita e leve seu amigo para uma avaliação rotineiramente, principalmente se ele já estiver manifestando algum dos sintomas e ou for um(a) jovem senhor(a).

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Prefeito e Presidente do Fundo Social de Irapuã assinam convênio do Programa Escola de Qualificação Profissional

No mês de novembro, o Prefeito Haroldo e a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social, …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: