Home / Destaque / Ibirá realiza 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo

Ibirá realiza 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo

O IBGE esteve no município no dia 30 de outubro para tratar a respeito do trabalho que será desenvolvido em 2020

Reunião foi realizada no auditório da Prefeitura de Ibirá

Foi realizada no auditório da Prefeitura de Ibirá a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 30 de outubro, e reuniu representantes do instituto e da comissão formada por representantes locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades de classe, instituições públicas ou privadas.
O IBGE apresentou o cronograma de trabalho do Censo em Ibirá e esclareceu as formas de desenvolvimento das atividades.
Ao todo, o município terá 12 Recenseadores (REC), um Coordenador Censitário de Subárea (CCS), um Agente Censitário Municipal (ACM) e um Agente Censitário Supervisor (ACS).
No Brasil, serão abertas 234,4 mil vagas temporá-rias para os trabalhos do levantamento, que já é considerada a maior operação de recenseamento organizada no País.
A previsão para o início da coleta de informações dos recenseadores é no dia 01 de agosto do próximo ano, se estendendo até o mês de outubro.
O Censo é a única pesquisa que tem como missão visitar todos os domicílios do território nacional, com levantamento de dados sobre as condições de vida da população e suas características socioeconômicas.
O levantamento de dados feito pelo IBGE fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.
O prefeito Edvard Colombo ressaltou a importância do trabalho da autarquia. “O Censo do IBGE é um dos maiores parâmetros do Brasil”, frisa.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO
O IBGE deve realizar uma série de reuniões com a comissão municipal, que permitirão o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos por exemplo:

  • Fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local;
  • Auxílio na divulgação do Processo Seletivo para a contratação de mão-de-obra e na montagem dos Postos de Coleta;
  • Oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições para o processo seletivo foram divididas em três etapas: Coordenador Censitário de Subárea (setembro de 2019), Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor (fevereiro de 2020) e Recenseadores (março de 2020).
Ao todo, são 2.658 vagas de nível médio, 1.343 vagas para coordenador censitário subárea (nível superior) e 1.315 vagas para agente censitário operacional (nível médio), com salários de R$ 3.100 para coordenador e de R$ 1.700 para agente.
O edital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e de 20% para pessoas pretas ou pardas (PPP).
Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.
Segundo o IBGE, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
As inscrições podem ser feitas através do site https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019

COLABORAR COM O CENSO É UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.
O questionário básico será aplicado em cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros e contará com 26 questões.
Já o da amostra será aplicado em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país, o equivalente a cerca de 7,1 milhões. É um questionário mais detalhado com 76 questões.
Características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade serão os temas a serem investigados no Censo 2020.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Prefeito vai à Brasília em busca de recursos para Urupês

O Prefeito Bica esteve em Brasília no mês de outubro, participando de diversas audiências em …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: