Home / Notícias / Cuidar de si é fácil?

Cuidar de si é fácil?

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06
Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

Saúde Mental é um termo empregado para descrever a qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa.
Diria ainda que é estar de bem consigo e com os outros a sua volta; aceitar as exigências da vida; saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis, ou seja, os opostos: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes/culpa; e as frustrações, reconhecendo desta forma os seus limites e buscando ajuda quando necessário.
Deixo bem claro que saúde mental não se limita a transtornos ou a doenças mentais, mas, o principal, ela diz respeito ao nosso modo de ESTAREM no mundo, as nossas relações com as outras pessoas e a nossa postura perante o mundo em que vivemos. Tem sentido com sofrimento tanto quanto com felicidade.
Duas coisas que impedem de buscar a sua auto realização: a falta de informação e o preconceito para que você identifique algum transtorno e assuma a necessidade de procurar ajuda profissional.
Cuidar de si é fácil? Claro que não! Ainda mais diante da extrema conectividade e aceleração dos tempos atuais, em que o mundo e as pessoas estão condicionados ao viver no modo: TER e FAZER.

Cultivar hábitos de autocuidado exige disciplina, dedicação e determinação, mas este é um comportamento extremamente necessário não somente para o individual, mas para o coletivo, porque os problemas comportamentais e emocionais chocam em nossas vidas, em nosso ambiente familiar, em nosso ambiente de trabalho e em nossa sociedade.
Não deixe que o preconceito seja um obstáculo para procurar um profissional especializado, porque você pode gostar do resultado, e o que não pode é adiar sua felicidade e seu autoconhecimento, pois pior que isso, é seus sintomas evoluírem para um quadro patológico.
Saiba que cuidar da Saúde Mental como já mencionei, não é somente para quem está passando por um período de estresse ou alguma crise emocional, mas para o seu autoconhecimento, o que é essencial para o equilíbrio e desenvolvimento pessoal, ou seja, fatores decisivos para o seu bem estar e qualidade de vida.
Quem cuida da mente, cuida da vida e tanto a Psicoterapia como a Meditação são bons caminhos para você cuidar dela.
Saúde Mental em 6 critérios:
1) Atitudes positivas em relação a si próprias;
2) Crescimento, desenvolvimento e auto realização;
3) Integração e resposta emocional;
4) Autonomia e autodeterminação;
5) Percepção apurada da realidade; e
6) Domínio ambiental e competência social.
Pensemos nisso… beijos no coração de todos!

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Onze candidatos iniciam campanha para Eleição do Conselho Tutelar de Ibirá

No dia 06 de outubro acontece a eleição do Conselho Tutelar em Ibirá. De acordo …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: