Home / Notícias / Cuidar de si é fácil?

Cuidar de si é fácil?

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06
Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

Saúde Mental é um termo empregado para descrever a qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa.
Diria ainda que é estar de bem consigo e com os outros a sua volta; aceitar as exigências da vida; saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis, ou seja, os opostos: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes/culpa; e as frustrações, reconhecendo desta forma os seus limites e buscando ajuda quando necessário.
Deixo bem claro que saúde mental não se limita a transtornos ou a doenças mentais, mas, o principal, ela diz respeito ao nosso modo de ESTAREM no mundo, as nossas relações com as outras pessoas e a nossa postura perante o mundo em que vivemos. Tem sentido com sofrimento tanto quanto com felicidade.
Duas coisas que impedem de buscar a sua auto realização: a falta de informação e o preconceito para que você identifique algum transtorno e assuma a necessidade de procurar ajuda profissional.
Cuidar de si é fácil? Claro que não! Ainda mais diante da extrema conectividade e aceleração dos tempos atuais, em que o mundo e as pessoas estão condicionados ao viver no modo: TER e FAZER.

Cultivar hábitos de autocuidado exige disciplina, dedicação e determinação, mas este é um comportamento extremamente necessário não somente para o individual, mas para o coletivo, porque os problemas comportamentais e emocionais chocam em nossas vidas, em nosso ambiente familiar, em nosso ambiente de trabalho e em nossa sociedade.
Não deixe que o preconceito seja um obstáculo para procurar um profissional especializado, porque você pode gostar do resultado, e o que não pode é adiar sua felicidade e seu autoconhecimento, pois pior que isso, é seus sintomas evoluírem para um quadro patológico.
Saiba que cuidar da Saúde Mental como já mencionei, não é somente para quem está passando por um período de estresse ou alguma crise emocional, mas para o seu autoconhecimento, o que é essencial para o equilíbrio e desenvolvimento pessoal, ou seja, fatores decisivos para o seu bem estar e qualidade de vida.
Quem cuida da mente, cuida da vida e tanto a Psicoterapia como a Meditação são bons caminhos para você cuidar dela.
Saúde Mental em 6 critérios:
1) Atitudes positivas em relação a si próprias;
2) Crescimento, desenvolvimento e auto realização;
3) Integração e resposta emocional;
4) Autonomia e autodeterminação;
5) Percepção apurada da realidade; e
6) Domínio ambiental e competência social.
Pensemos nisso… beijos no coração de todos!

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

2ª Bazar Solidário do Fundo Social foi realizado com sucesso

O Fundo Social de Solidariedade de Ibirá realizou na última sexta-feira (10), o 2° Bazar …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: