Home / Ibirá / Saúde inicia programação do Novembro Azul e alerta sobre o Câncer de Próstata

Saúde inicia programação do Novembro Azul e alerta sobre o Câncer de Próstata

Por mais um ano, a Prefeitura Municipal de Ibirá por meio da Secretaria Municipal da Saúde reforça os cuidados com a saúde do homem em celebração ao novembro Azul. A campanha tem o objetivo principal de combater o câncer de próstata por meio do incentivo à realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens.
A unidade USF Vereador Ernesto Tavares localizada no bairro do São Benedito realizará no dia 22/11 às 18:30 horas na Escola Vereador José Lopes de Souza uma palestra com orientações sobre a doença e logo após a palestra haverá a coleta de sangue para realização do exame de PSA, não é necessário estar em jejum para a coleta.
A unidade USF Doutor Raul Tarsitano localizada no Centro realizará a palestra na Câmara Municipal no dia 26/11 às 18:30 horas e realizará a coleta de sangue para realização do exame de PSA no dia 29/11 das 05:00 às 08:00 horas da manhã, não é necessário estar em jejum para a coleta.
A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de próstata é diagnosticando logo no início da doença. A recomendação é fazer uma visita anual ao médico a partir dos 40, ou a partir dos 35 se tiver fatores de risco. O histórico familiar de câncer de próstata, principalmente em parentes de primeiro grau (pai e irmão); a obesidade; o tabagismo; o consumo de álcool em excesso; e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
A doença dificilmente vai apresentar sintomas quando ainda está na fase inicial, por isso é necessária a realização dos exames. Vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue ou sêmen na urina e dor óssea são sintomas que surgem já na fase avançado do câncer.
Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes tem o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.
Os exames estão disponíveis nas unidades durante o mês todo e o homem que se interessar pode procurar a unidade mais próxima à sua casa.
“Neste mês pretendemos realizar diversas ações que visem conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. A Prefeitura ibiraense sempre apoiará e trabalhará fortemente em ações que têm por objetivo proporcionar vida saudável aos ibiraenses”, destaca o Prefeito Edvard Colombo.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Alunos destaque da escola Maria da Glória de Urupês são premiados

Alunos da escola Maria da Glória Robert Lima de Almeida que se destacaram em diversos …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: