Home / Ibirá / Saúde inicia programação do Novembro Azul e alerta sobre o Câncer de Próstata

Saúde inicia programação do Novembro Azul e alerta sobre o Câncer de Próstata

Por mais um ano, a Prefeitura Municipal de Ibirá por meio da Secretaria Municipal da Saúde reforça os cuidados com a saúde do homem em celebração ao novembro Azul. A campanha tem o objetivo principal de combater o câncer de próstata por meio do incentivo à realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens.
A unidade USF Vereador Ernesto Tavares localizada no bairro do São Benedito realizará no dia 22/11 às 18:30 horas na Escola Vereador José Lopes de Souza uma palestra com orientações sobre a doença e logo após a palestra haverá a coleta de sangue para realização do exame de PSA, não é necessário estar em jejum para a coleta.
A unidade USF Doutor Raul Tarsitano localizada no Centro realizará a palestra na Câmara Municipal no dia 26/11 às 18:30 horas e realizará a coleta de sangue para realização do exame de PSA no dia 29/11 das 05:00 às 08:00 horas da manhã, não é necessário estar em jejum para a coleta.
A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de próstata é diagnosticando logo no início da doença. A recomendação é fazer uma visita anual ao médico a partir dos 40, ou a partir dos 35 se tiver fatores de risco. O histórico familiar de câncer de próstata, principalmente em parentes de primeiro grau (pai e irmão); a obesidade; o tabagismo; o consumo de álcool em excesso; e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
A doença dificilmente vai apresentar sintomas quando ainda está na fase inicial, por isso é necessária a realização dos exames. Vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue ou sêmen na urina e dor óssea são sintomas que surgem já na fase avançado do câncer.
Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes tem o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.
Os exames estão disponíveis nas unidades durante o mês todo e o homem que se interessar pode procurar a unidade mais próxima à sua casa.
“Neste mês pretendemos realizar diversas ações que visem conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. A Prefeitura ibiraense sempre apoiará e trabalhará fortemente em ações que têm por objetivo proporcionar vida saudável aos ibiraenses”, destaca o Prefeito Edvard Colombo.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

2ª Bazar Solidário do Fundo Social foi realizado com sucesso

O Fundo Social de Solidariedade de Ibirá realizou na última sexta-feira (10), o 2° Bazar …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: