Home / Destaque / Campanha “Urupês Faz Bonito” mobiliza cidade para combater abuso e exploração sexual

Campanha “Urupês Faz Bonito” mobiliza cidade para combater abuso e exploração sexual

Entre os dias 14 e 18 de maio de 2018, a Prefeitura de Urupês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com os diversos setores do município, realizou a edição anual da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que, neste ano, ganhou o nome “Urupês Faz Bonito”. As ações programadas incluíram palestras nas escolas de ensino fundamental e médio, apresentações teatrais, abordagem do assunto nos grupos de convivência do CRAS e pedágio social.
Urupês se vestiu de amarelo para a campanha. Além das atividades programadas, foram confeccionados materiais gráficos como cartazes, panfletos, adesivos e outdoors espalhados pela cidade, ações em rádio e TV: tudo para gerar mais debate sobre um assunto que não pode ficar esquecido.
Identificando e denunciando casos de abuso e exploração sexual
Alguns sinais ajudam a identificar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e devem ser constantemente observados. Fique atento às mudanças no comportamento da criança, baixa autoestima, extrema agressividade ou passividade, isolamento, insegurança e regressão a comportamentos que já havia abandonado.
Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia anônima no Disque 100, para o CREAS de Urupês, pelo telefone (17) 3552-2138, ou para o Conselho Tutelar, pelo telefone (17) 3552-2322.
Sobre a Campanha
A Campanha “Faça Bonito” é realizada em todo o Brasil, tendo o dia 18 de maio como seu ponto ápice. Neste mesmo dia, no ano de 1973, a garota Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada sexualmente e morta por empresários de famílias poderosas da cidade de Vitória/ES. Mais tarde, por meio da Lei nº. 9.970/2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde então, campanhas são realizadas em todo o Brasil, mostrando às pessoas como identificar casos como de abuso e exploração sexual e como realizar as denúncias. Em Urupês, há anos a campanha movimenta a cidade.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Parceria entre Sebrae e Prefeitura ofereceu oficina sobre vendas

A Prefeitura de Ibirá em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às micro e …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: