Home / Destaque / Prefeitura de Irapuã incentiva e valoriza a leitura em suas escolas

Prefeitura de Irapuã incentiva e valoriza a leitura em suas escolas

A Prefeitura de Irapuã vem, desde o ano de 2017 investindo intensamente na educação das crianças. Foram entregues uniformes e bolsas escolares, material didático individualizado e compatível com a idade/ano cursado pelo aluno, instalação de nova sala de leitura, atualização do acervo literário e Feira Literária com apresentações e espetáculos diários.
Atualmente, todas as escolas municipais possuem livros disponíveis para consulta e leitura pelos alunos.
Na EMEF “Florinda da Silva Neta Asprino”, que era a única escola do Município equipada com biblioteca, foram adquiridos novos livros para integrar o acervo de obras literárias. Os novos livros estimularam ainda mais o interesse dos alunos pela leitura.
São realizadas ainda, oficinas para contação de histórias, em que cada turma de alunos semanalmente visita o espaço e assiste à narração de uma história ou clássico literário, que é realizada por uma professora do Município. A finalidade é que com isso, a leitura seja inserida no dia a dia do aluno, de forma prazerosa e construtiva.
Todos os alunos podem retirar os livros semanalmente, levando para casa aquele de sua escolha e devolvendo-o na semana seguinte, em sistema de rodízio.
Na CEMEI “Natalia Caldeira Nogueira” (berçário), foi implantada uma nova “Sala de Leitura”, com livros totalmente novos e voltados para a faixa etária dos alunos que frequentam a unidade. O acervo vem sendo adquirido desde 2017 e neste ano já recebeu novas obras e atualizações.
Já na EMEI “Victor Nogaroto Keusseyan”, são fornecidas aos professores Caixas de Leitura, para realizarem a integração dos livros com o conteúdo didático ensinado em sala de aula. São promovidas ainda rodas de leitura, com acompanhamento do professor responsável, para que o aluno tenha contato com os livros, recontando e criando novas histórias.
No ano de 2018 já foi adquirida a biblioteca infantil, que incrementou ainda mais o acervo existente, incentivando os alunos a terem cada vez mais contato com os livros e a prática da leitura.
Com as bibliotecas e projetos de leitura instalados nas escolas, o acesso dos alunos aos livros é facilitado, ao contrário do que acontecia antigamente, em que a Biblioteca Municipal disponibilizava apenas livros antigos, que não despertavam o interesse dos a-lunos e estava localizada longe dos prédios escolares.
A Biblioteca Municipal, que não era frequentada, não recebia novos livros há mais de 20 anos, além de não oferecer acervo para o público infantil, contava apenas com livros que em sua maioria apresentavam conteúdo ultrapassado e condições precárias de higiene, não sendo mais viável sua manutenção.
A administração do Município permanecerá investindo e melhorando cada vez mais a qualidade de ensino de nossa cidade.

Sobre Flavio Camilo

Verifique também

Prefeitura realiza ‘III Feira de Troca de Objetos Usados’

A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá através da Secretária Municipal de Meio Ambiente …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: