Home / Ibirá / Evento de conscientização sobre o Aedes Aegypti, Escorpião e Leishmaniose é realizado em Ibirá

Evento de conscientização sobre o Aedes Aegypti, Escorpião e Leishmaniose é realizado em Ibirá

Na última quarta-feira (22), a Prefeitura da Estância Hidromineral de Ibirá por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação realizou um grande evento de conscientização sobre o Aedes Aegypt, Escorpião e Leishmaniose.
O evento contou com a participação das Escolas Municipais, onde os alunos realizaram diversas apresentações de conscientização como teatros, canções, danças, entre outros. Durante o evento, ocorreu também o espetáculo do grupo teatral ibiraense “Arte das Águas” sobre os cuidados com a Dengue.
A Equipe da Saúde tem realizado constantemente ações nas Escolas e, diversas atividades e trabalhos educacionais e de prevenção à saúde foram realizados junto aos estudantes em sala de aula, que foram expostos no evento.
Além das Escolas, população em geral e autoridades, estiveram presentes também todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias que receberam uma homenagem no final do evento por serem profissionais tão importantes na estratégia do programa de saúde da família.
Todas as escolas receberam um troféu de participação nas ações e também foi entregue a premiação da torcida mais animada para a Escola Edith Pereira Gonzaga.

AEDES AEGYPTI (DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA)
A melhor forma de se evitar o Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

ESCORPIÃO
Os escorpiões podem durar até 10 anos e para evitar a presença deles em casa, é aconselhado vedar frestas, vãos, buracos e ralos. Usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada também é importante para manter o perigo afastado.
Como o escorpião se alimenta de barata, evitar o surgimento também ajuda a combater o aracnídeo. Outra dica é descartar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, que são os locais prediletos dos escorpiões.

LEISHMANIOSE
Para prevenir, os humanos que moram em área de mata devem usar repelentes e roupas de manga comprida – o mesmo vale para quem for fazer trilhas. Já os cães devem usar coleiras com repelente e, se possível, serem vacinados contra o problema.
“A administração tem realizado investimentos significativos nas ações estratégicas, táticas e operacionais no combate à esses males. No entanto, isso de nada valeria sem a dedicação de nossos servidores que, diariamente, percorrem quilômetros, de imóvel em imóvel, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e orientando a população. É importante lembrar também de que é uma luta diária e contínua e que a depende da participação de todos os ibiraenses”, ressalta o Prefeito Edvard.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Saúde de Ibirá estimula envelhecimento saudável com ações voltadas ao idoso

A Prefeitura de Ibirá por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma como ação …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: