Home / Ibirá / Ibirá contra a AIDS no Dezembro Vermelho

Ibirá contra a AIDS no Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho promovida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) inicia-se no dia primeiro de dezembro como uma data simbólica de mobilização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. Diante dos fatos, a Prefeitura de Ibirá por meio da Secretaria de Saúde do município desenvolverão diversas atividades nesse mês visando divulgar mensagens de solidariedade, prevenção, além de incentivar novos compromissos com essa luta.
No mundo o contágio do vírus HIV diminuiu 35%, mas no Brasil houve aumento de 50% no período de 2009 a 2016. Contudo, o Dezembro Vermelho aumentou em 94% o índice de pessoas em tratamento, que obteve o retorno de 91% dos pacientes em tratamento com carga viral quase nula.
O que é a AIDS?
A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana – da sigla em inglês).
A AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, deixando o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado à infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo.
O vírus HIV, dentro do corpo humano, começa a atacar o sistema imunológico ligando-se as células e alcançando seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.
Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começar a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem AIDS. Esse momento geralmente marca o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus.
Diagnóstico
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública.
Tratamento
Após receber o diagnóstico da infecção por HIV, o paciente deve marcar uma consulta com um especialista.
Prevenção
Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha – pode ser vaginal, anal ou oral;
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação – também chamado de transmissão vertical;
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O Sistema Público de Saúde disponibiliza preservativos gratuitos.
Iniciaremos o mês com a campanha Fique Sabendo que ocorrerá do dia 27/11 ao dia 01/12 das 07:00 às 17:00 horas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e realize os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
“Essas campanhas são importantíssimas para que possamos manter nossa população prevenida contra diversas doenças. Portanto, mês a mês temos realizados diversas campanhas como esta durante todo o ano, e percebemos uma aceitação muito grande junto à população”, destaca o Prefeito Edvard Colombo.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Irapuã executa obra de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Irapuã, por meio do Departamento de Obras e Infraestrutura executou nesta semana, …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: