Home / Ibirá / ‘Outubro Rosa’ realiza atividades durante todo o mês nas Unidade de Saúde

‘Outubro Rosa’ realiza atividades durante todo o mês nas Unidade de Saúde

Aproveitando a mobilização mundial para o ‘Outubro Rosa’, movimento de combate ao câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Ibirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está programando ações para fortalecer o rastreamento de mulheres que nunca fizeram os exames preventivos (Papanicolau e Mamografia) ou que deixaram de fazer por mais de três anos.
Durante todo o mês de outubro todas as Unidades de Saúde do município estarão realizando o agendamento para coleta de Papanicolau e guias para a mamografia. O atendimento noturno acontecerá nos dias 10, 17, 24 e 31 na unidade de saúde Dr. Raul Tarsitano (CEN-TRO) e no Vereador Ernesto Tavares (SÃO BENEDITO) nos dias 11, 18 e 25, cujos atendimentos acontecerão das 18h às 20h.
Esta ação tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama, abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença, informar sobre riscos e benefícios da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança em realizar o exame, assim como o exame preventivo do colo do útero, que deve ser realizado anualmente para detectar precocemente qualquer alteração diagnostica no exame e assim dar encaminhamento de imediato a toda paciente.
O câncer de mama ou colo de útero ainda são dos tipos de câncer de maior incidência do Brasil. Como é uma doença que pode ser prevenida com a realização periódica do preventivo, é essencial que as mulheres procurem os serviços de saúde para a realização de exames.
“Esta ação tem como principal objetivo, chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos facilitando o acesso das mulheres ao agendamento destes exames, justamente, para trabalhar a prevenção”, ressalta o Prefeito Edvard Colombo.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Irapuã executa obra de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Irapuã, por meio do Departamento de Obras e Infraestrutura executou nesta semana, …

%d blogueiros gostam disto: