Home / Notícias / Síndrome de Burnout: estresse crônico

Síndrome de Burnout: estresse crônico

MONIQUE GISELE GASQUI
CRP 108849/06
Psicóloga Clínica, especializada em Cognitivo-Comportamental

 
Não importa a profissão ou a atividade que exerça, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo e esta crescente o numero de pessoas que procuram o psicólogo para orientação e tratamento com estresse no trabalho.
Quando se fala em um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condição de trabalho desgastante, estamos dizendo da Síndrome de Burnout, que nada mais é a consequência do ritmo de vida na qual estamos vivenciando na atualidade.
Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas, como pessoas da área da educação, assistencial social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e afins.
É confundida com a depressão em sua fase inicial, mas depois o esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho. Os clientes relatam ainda sentirem fortes dores de cabeça, desconforto gastrointestinal, sudorese, tremores, palpitação no coração, dentre outros.
Além do tratamento com psicoterapia e medicamentos, é necessário mudança no estilo de vida: atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, para controle dos sintomas. O profissional deve identificar o que esta causando a crise, pois às vezes é o ambiente profissional ou até as atitudes da própria pessoa.
Saia da rotina, faça um caminho diferente, permita-se errar, aprender e fazer algo inusitado. Esgote-se de felicidade.
Devemos sempre cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa. A qualidade de vida é uma das grandes armas para prevenir a Síndrome de Burnout.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Gengiva sangrando, o que pode ser?

DRA. ANA VICTÓRIA BASTOS LIRA | CROSP 111.782Cirurgiã Dentista Muitas pessoas em algum momento da …

%d blogueiros gostam disto: