Home / Notícias / Qual é a cara do ladrão?

Qual é a cara do ladrão?

GELOSAMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 

Você convida para entrar na sua casa e no planalto quem desfila um terno engomado e te olha de cima, dá poder para quem o quer. Não é capaz de estender a mão àquele que se deita no chão frio sem ter onde morar. Tem medo de se ver refletir nas roupas rasgadas, passa e desvia os olhos.
Dias atrás, no conforto da minha casa, senti um incomodo ao ouvir alguns acordes. Reparei que certas coisas não mudam.
“Qual é a cara do ladrão?” É o nome da música e também a minha pergunta para você. Qual é a cara do ladrão? “Será o moleque de calção? Ou o engravatado no poder?”.
Aquele cara engravatado que trabalha no tribunal, no congresso… Ou aquele menino de rua mal vestido e sujo? Aquele senhor que faz da ponte seu teto e das ruas seu quarto? O ladrão é aquele que rouba milhões? Aquele que tira dos ricos? Aquele que toma dos pobres? Quem é o ladrão para a justiça? O que rouba comida ou o que rouba qualquer coisa para barganhar com outra?
Aquele que rouba 1 centavo é considerado ladrão; aquele que rouba milhões um político. E qual deles você me diz: “irá pra cadeia!”?
Música antiga que você já ouviu tocar. Pec 241, um problema atual que você já ouviu falar. “Há quem não saiba dividir o pão.
Cresce o olho no que é do irmão. Pobre de quem tá vivendo da corrupção
Não importa se esse mora na favela ou na mansão”. Eu reconheço em cada verso. Congelem os gastos! Gastos de quem?
Congelem os gastos! Por dez… 20 anos. Congelem a saúde e a educação. O salário mínimo. Congelem! Pois quentes estão os bolsos de quem circula por aí de jatinho particular. ‘‘Não há possibilidade de prosseguir economicamente no Brasil gastando muito mais do que a sociedade pode pagar”. Então, congelem é claro, o que a sociedade gasta.
Estamos nós por um governo que tem universidades gratuitas para os ricos, que podem pagar para se inscrever no ENEM e ser aprovados pelas mesmas com seus tantos anos de cur-sinho pago?
Estamos nós por um governo que cresce as filas em hospitais públicos e nos deixam pagar por saúde descente em planos absurdos?
Para que então pagar em dia seus impostos? Ah sim, o jatinho! A gasolina está altíssima! Sem falar nos tríplex, os res-taurantes caros, os empregados particulares, os carros de luxo e os quantos salários mínimos para cada governante e seus familiares… E você aí, reclamando do preço do ônibus, da conta no supermercado, do IPTU, IPVA…
Confie os seus no governo. Daqui 20 anos, quem sabe, tão acostumados a nos contentar com pouco, onde estaremos. “Eu prefiro confiar, só no amor de Deus. Pois o que o dinheiro não me dá.
Ele já me deu!”

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá realiza a entrega de novos computadores para a Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Ibirá está buscando melhorias para a rede municipal de Ensino e …

%d blogueiros gostam disto: