Home / Ibirá / Equipe de enfermagem de Ibirá participa de capacitação para diagnostico da Hanseníase

Equipe de enfermagem de Ibirá participa de capacitação para diagnostico da Hanseníase

whatsapp-image-2016-11-09-at-09-13-14-netNa última terça-feira (8), a equipe de enfermagem da rede municipal de Saúde, participou de uma Capacitação para o diagnóstico da Hanseníase.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
Esse treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para a coleta e compreensão da leitura da baciloscopia e dermatoneurológico, discutir o fluxo do exame dentro do contexto da atenção primária de saúde, discutir e padronizar formulário de coleta, envio do material para o laboratório de referência e interpretação de resultados.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá realiza a entrega de novos computadores para a Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Ibirá está buscando melhorias para a rede municipal de Ensino e …

%d blogueiros gostam disto: