Home / Notícias / Já adiantou seu relógio?! Entenda porque a mudança de horário acontece

Já adiantou seu relógio?! Entenda porque a mudança de horário acontece

AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

lampada-netVocê aí, já sabe que deve ajustar seu relógio? O horário de verão brasileiro é válido para os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal. Estes adiantaram seus relógios em uma hora no último domingo (16).
A medida adotada no Brasil desde 1931 durante o governo de Getúlio Vargas e continua até hoje com o intuito de aproveitar mais a luminosidade natural dos dias nessa época do ano e com isso economizar gastos com energia elétrica para o país.
Apesar de mais recente no Brasil, o horário de verão foi criado por Benjamin Franklin em 1784, antes até da existência da luz elétrica. E mesmo com a forte influência do americano, principalmente na área política, o horário de verão não foi colocado em prática de imediato.
A ideia só saiu do papel quando em 1907 um construtor inglês, membro da sociedade Astronômica Real chamado William Willett decidiu dar início à uma campanha que propunha alterar os relógios e evitar o que denominava “desperdício de luz diurna”. Um ano após a sua morte, durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha resolveu adotar a medida a fim de economizar combustível usado na iluminação artificial.
Consequentemente outros países fizeram o mesmo como Reino Unido e Estados Unidos. Atualmente poucos são os países que não sucumbiram a iniciativa por causa de questões geográficas. Quanto mais longe do Equador, melhor o aproveitamento da luz ao adiantar o relógio.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Gengiva sangrando, o que pode ser?

DRA. ANA VICTÓRIA BASTOS LIRA | CROSP 111.782Cirurgiã Dentista Muitas pessoas em algum momento da …

%d blogueiros gostam disto: