Home / Ibirá / Castração em cães e gatos de rua é realizado gratuitamente pela Prefeitura de Ibirá

Castração em cães e gatos de rua é realizado gratuitamente pela Prefeitura de Ibirá

DSC_5710 netA esterilização cirúrgica é tida como a única forma eficiente e segura de diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas da cidade.
Pensando nisso, a Prefeitura de Ibirá disponibiliza um eficiente programa de controle reprodutivo de cães e gatos do município. Cerca de 12 animais por semana são castrados por um profissional veterinário.
A castração gratuita tem a finalidade de controle de natalidade de animais, então só é feito o agendamento em animais de rua, animais que foram retirados da rua, animais que foram adotados em campanhas feitas no município e animais de pessoas carentes que não tem condições de manter o animal fechado e que queira fazer a castração.
Importante lembrar que atualmente o Canil Municipal de Ibirá abriga cerca de 50 cães. Todos eles foram resgatados das ruas, tratados, castrados e, atualmente, estão à espera para serem adotados. Os animais recebem toda infraestrutura necessária para o bem estar dos mesmos, sendo disponibilizados atendimento veterinário, medicamentos, vacinas, material cirúrgico, rações e materiais de limpeza para o local. O trabalho de castração é o principal e mais importante realizado no canil.
Como o ambiente possui um limite de animais determinado, ficam abrigados somente aqueles que são prioridade, como filhotes, animais atropelados, vítimas de maus tratos e cadelas prenhes ou com ninhadas.
Todos os animais que estão no local podem ser adotados. Para isto, basta ir na Clínica Veterinária Municipal situada ao lado do almoxarifado (Antiga cozinha piloto) e preencher um termo de posse responsável.
“Temos uma equipe comprometida e atuaremos com foco no controle da população de cães e gatos e, mais do que isso, precisamos conscientizar os ibiraenses para os direitos dos animais, adoção responsável e combate ao abandono”, ressalta ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Abuso e exploração contra crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Conselho Tutelar e CREAS …

%d blogueiros gostam disto: