Home / Notícias / Mídias sociais e a influência no cotidiano

Mídias sociais e a influência no cotidiano

Happy Young Italian Couple using Digital Tablet and Mobile PhoneA relevância da internet como formadora de opinião

 

 

AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 
Você com certeza já deve ter visto uma roda de amigos onde todos estavam lado a lado e ainda sim em uma realidade paralela em seus computadores ou celulares. É através da internet que trabalhamos, mantemos relacionamentos com amigos, expomos nossas angústias, demonstramos afeto, combinamos reuniões com os familiares e postamos grande parte do que fazemos ou pensamos. Temos centenas de amigos na rede social e não vemos uma dezena deles na rua, trocamos mais likes do que acenos, só conhecemos bem alguém depois de acessar seu perfil. Assim, a vida gira em torno de um mundo virtual que acaba distorcendo facilmente a realidade.
Com o avanço da tecnologia, podemos hoje, nos informar sobre os mais variados assuntos em tempo real através da internet. Por ela, podemos dar nossa opinião e demonstrar o que sentimos a respeito de determinado acontecimento, o que nos leva a pensar sobre a grande quantidade de conteúdo que temos que optar por absorver ou descartar diariamente.
No entanto, na maior parte das vezes, para evitar o congestionamento de conteúdo e assuntos não relevantes de acordo com o perfil do usuário, as mídias sociais se encarregam de filtrar por conta própria o que vai ser exposto para cada um, como é o caso do Facebook. A rede social, faz uma seleção do conteúdo através do Edge Rank (algoritmo usado para filtrar conteúdo no Facebook) e, seleciona o que cada usuário vai ver de acordo com a afinidade medida a partir dos acessos mais frequentes, amigos em sua rede, e a movimentação do seu próprio conteúdo, limitando o que o usuário vai ter disponível na sua timeline ou não. O mesmo algoritmo é também utilizado como ferramenta para cobrar por publicidade. E como ele faz isso? O algoritmo pode aumentar ou diminuir o alcance das publicações, assim é oferecido aos usuários a oportunidade de patrocinar seus próprios comentários e aumentar o alcance deles em troca de dinheiro, fazendo com que aquilo que já deveria ser exibido automaticamente seja também selecionado de acordo com o favorecimento ou não dado pelos técnicos da página.
A partir disso, percebemos a influências das mídias sociais no cotidiano das pessoas e a importância de saber utilizar a internet moderadamente, não só os brasileiros, mas as pessoas do mundo todo, que permanecem conectadas por mais ou menos tempo, de acordo com a necessidade de cada uma delas, ou pelo menos do que elas acreditam que seja uma necessidade.
Através da internet a opinião da sociedade pode ser moldada pela exposição diária e influência massiva dos veículos de comunicação. Tudo aquilo que é visto frequentemente logo é copiado e reflete na realidade geral da população. O meio em que se vive está diretamente ligado com o comportamento de cada indivíduo e ao que ele publica em sua rede mantendo não só o interesse público como o interesse privado em divulgar conteúdo.
Com a interação das pessoas as distâncias diminuem, e o que antes era utilizado só como meio de entretenimento ganha força. Qualquer pessoa comum pode noticiar um desastre, organizar um protesto e debater conflitos étnicos. Mesmo crianças são expostas a internet como um território livre a ser explorado, onde nem tudo o que se é divulgado sabe-se como verdadeiro, mas de acordo com a visualização torna-se polêmico e também passa a influenciar.
Em tempos onde tudo vira notícia e qualquer um é repórter por um dia, todo cuidado é essencial. Devemos nos atentar ao que compartilhamos, curtimos e comentamos. Todo conteúdo depois que cai na rede alastra-se e pode provocar reações inesperadas, cabe bom senso para o uso adequado da internet para que ela esteja presente em nossas vidas mas não seja ditadora delas.

 

Fonte: observatoriodaimprensa.com.br

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá realiza a entrega de novos computadores para a Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Ibirá está buscando melhorias para a rede municipal de Ensino e …

%d blogueiros gostam disto: