Home / Notícias / Equipe de Saúde realiza trabalho ‘Prevenção na Escola’

Equipe de Saúde realiza trabalho ‘Prevenção na Escola’

DSCN8641 netNo inicio do mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Sales iniciou o Projeto de Saúde na Escola, o inédito projeto tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da creche escola Professor Osvaldo Rodrigues Estrela e visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida das crianças de Sales.
Acompanhados da Secretaria de Saúde Maria Vanessa Ramazzini, a equipe multidisciplinar de saúde iniciou os trabalhos em formato de diagnósticos. Entre as especialidades que formam a equipe estão: 1 Dentista, 3 fonoaudiólogas, 1 terapeuta ocupacional e 1 fisioterapeuta. “O principal objetivo deste trabalho é fazer uma saúde preventiva em todas as escolas municipais, pois muitos complicadores de saúde podem ser amenizados ou sanados se forem tratados na base. O reflexo deste trabalho deverá ser notado em breve com a diminuição nos tratamentos de especialidades na Unidade Básica de Saúde”, revelou a secretária.
Segundo a dentista Bruna Ramos o projeto municipal é de grande importância, pois alguns problemas odontológicos que as crianças possam ter no futuro já podem ser detectados e corrigidos antes da piora do quadro. “Neste novo trabalho estamos ensinando as crianças a fazerem as primeiras escovações da forma correta e aplicando flúor. Paralelo a este trabalho elaboramos um diagnóstico e capacitamos as professoras e supervisoras em auxiliar e orientar os mesmos”, explicou.
Para a fisioterapeuta Amanda Cristina Ferretti, o novo projeto vai ajudar a superar todas as dificuldades motoras e de postura que a criança possa apresentar em seu período de desenvolvimento. “A integração deste trabalho (Saúde e Educação) consiste na transmissão de conhecimentos específicos, no sentido de aperfeiçoar não apenas o desenvolvimento e aprendizagem como também as condições de trabalho dos profissionais”.
Já para a fonoaudióloga Juliana Pimentel de Biasse, para o projeto efetivar é necessário uma parceria com os educadores, gestores, alunos e pais. O projeto é um aliado dos educadores por agregar conhecimentos tanto na área da educação como da saúde. “Com este projeto, nosso objetivo é contribuir para o processo de ensino – aprendizagem no que se refere à linguagem oral e escrita, audição, comunicação suplementar e alternativa, através de adaptações curriculares”, disse Biasse.
Para a secretaria Municipal de Educação Katia Regina Marques o projeto é muito importante para um melhor aproveitamento e desenvolvimento dos alunos, pois com essa parceria podemos melhorar a vida das nossas crianças, transmitindo a elas, noções de higiene, coordenação e principalmente ajudá-las no desenvolvimento ensino-aprendizagem, sanando possíveis dificuldades decorrentes da falta de estímulos e ou problemas de fala e escrita.
O projeto conta, ainda, com o atendimento das fonoaudiólogas Katia Tarsitano e Fabiana Cristina Gandini, e da terapeuta ocupacional Aline Lubke, fechando uma equipe com múltiplas especialidades.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Projetos da Lei Aldir Blanc são iniciadas em Ibirá

Arte e conhecimento estão em cartaz em Ibirá, são os projetos da Lei Aldir Blanc …

%d blogueiros gostam disto: