Home / Ibirá / Cerca de 4.000 ocorrências já foram atendidas pelo SAMU de Ibirá

Cerca de 4.000 ocorrências já foram atendidas pelo SAMU de Ibirá

DSC_9246 netA ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou suas atividades em Ibirá em 2012 e já realizou cerca de 4.000 atendimentos durante esses anos, sendo cerca de 90 ocorrências por mês. O veículo com sistema avançado de atendimento, atende também algumas cidades da região como Urupês, Potirendaba e Uchôa.
O município de Ibirá faz parte da rede da regional de São José do Rio Preto, onde está instalada a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por este motivo, quando a ligação é feita para o telefone 192 em Ibirá, o atendimento é feito na Central de São Jose do Rio Preto. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para o município.
O Atendimento de urgência e emergência é feita em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O diagnóstico da situação é iniciado no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras medidas a serem tomadas, e aciona ambulância para o atendimento quando necessário, por tanto, é importante se identificar e passar as informações do ocorrido, se a pessoa está acordada ou desacordada, além de transmitir outras informações que permitam ao médico regulador tomar as melhores decisões e mandar o melhor recurso para cada tipo de atendimento, identifique também quantas vítimas há no local, se existe alguma presa nas ferragens, seu estado de consciência e como e o que de fato ocorreu.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.
O SAMU funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita, e conta com equipes de profissionais de saúde, e seu trabalho reduz drasticamente o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
“O número alto de atendimentos é o resultado de que a oferta de serviços pelo SAMU, está garantida aos usuários. Esta unidade, assim como os demais serviços de saúde do município, conta com profissionais comprometidos para proporcionar ainda mais um atendimento de qualidade e humanizado aos ibiraenses”, destaca Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Veja exemplos de quando chamar o SAMU:
• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
• Em casos de intoxicação;
• Em caso de queimaduras graves;
• Na ocorrência de maus tratos;
• Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
• Em casos de tentativas de suicídio;
• Em crises hipertensivas;
• Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
• Em casos de afogamentos;
• Em casos de choque elétrico;
• Em acidentes com produtos perigosos;
• Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Urupês se destaca na região por oferecer serviços de Cardiologia na atenção básica do SUS

Cardiologista urupeense atua no município trazendo nova especialidade aos moradores A Saúde de Urupês possui …

%d blogueiros gostam disto: