Home / Ibirá / Centro de Preparo de Alimentos garante alimentação adequada a alunos ibiraenses

Centro de Preparo de Alimentos garante alimentação adequada a alunos ibiraenses

net 3Quando o assunto é merenda escolar, qualidade é palavra-chave em Ibirá. Desde o início desta administração o assunto começou a ser tratado com seriedade, e as Escolas Municipais e centros educacionais, receberam uma mudança na alimentação.
A merenda atualmente oferecida pelo município através do Centro de Preparo de Alimentos é composta com alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. O centro recebe os alimentos frescos toda segunda, quarta e sexta-feira, que inclui carnes, frutas, verduras e hortaliças que são servidas diariamente nas Escolas da rede municipal de ensino.
O local que recebeu um investimento de R$ 410 mil, dispõe de um ambiente grande e de acordo com cada necessidade, com salas para cada tipo de alimento, cozinha, padaria, depósito, ala para lavagem e ala para higienização, possibilitando o preparo da merenda em local adequado.
A nutricionista além de responsável pelo cronograma do cardápio semanal, acompanha de perto todo esse trabalho, coordenando e controlando o recebimento dos alimentos entregues pelos fornecedores, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição das refeições, higienização e controle de qualidade.
A equipe do centro é formada por seis pessoas, que cozinham três vezes ao dia para atender todos os períodos escolares (manhã, tarde e noite) que inclui desde o berçário até Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Polo do Guri, o cardápio também se estende aos alunos da escola estadual João Pedro Ferraz, onde a prefeitura não tem obrigação de ceder alimentação a alunos da rede do Estado, mas faz questão de que todos os alunos da rede pública do município recebam merenda de qualidade.
Todas as medidas são tomadas para que não haja desperdício de alimentos nas escolas e que as refeições sejam de qualidade. Cada escola informa o número de alunos matriculados, de acordo com esse número é enviada a quantidade de alimento necessário.
São servidas de segunda a sexta-feira cerca de 3 mil refeições diariamente na Rede Municipal de Ensino, considerando que 593 alunos do período integral recebem quatro refeições por dia. Além da elaboração de cardápios sob a orientação de nutricionista, o município também aposta na capacitação e aperfeiçoamento das cozinheiras que trabalham no preparo das refeições oferecidas aos estudantes da rede municipal de ensino.
Desde o ano passado a Prefeitura de Ibirá publica semanalmente no jornal, o cardápio de refeições da rede de ensino. O objetivo é que os pais e responsáveis e até mesmo os alunos acompanham o que será servido durante a semana.
“É um compromisso da administração garantir o direito do cidadão, seja ela, criança, jovem ou adulto, de estudar. E para que isso aconteça de maneira plena, é necessário que o estudante receba refeições de qualidade e com valor nutricional adequado. Isso certamente reflete no bom desenvolvimento do aluno”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Projetos da Lei Aldir Blanc são iniciadas em Ibirá

Arte e conhecimento estão em cartaz em Ibirá, são os projetos da Lei Aldir Blanc …

%d blogueiros gostam disto: