Home / Ibirá / Hiperdia promove encontros entre pacientes com diabetes e hipertensão em Ibirá

Hiperdia promove encontros entre pacientes com diabetes e hipertensão em Ibirá

net 1A Secretaria Municipal de Saúde através do programa Hiperdia, realiza encontros mensais com grupos de pacientes com Diabetes e Hipertensão como forma de trocar informações e prevenir possíveis complicações das doenças.
São cerca 1350 pessoas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Ibirá, onde participam de encontros semanais. Através de reuniões, atividades físicas e exames são tratados importantes temas, como o que são, de fato, as doenças; quais são os medicamentos adequados ao tratamento; qual é a alimentação indicada aos pacientes; quais os tipos de complicações mais comuns; como entender os rótulos dos medicamentos, entre outros assuntos.
Antes de cada reunião, os participantes são submetidos a exames rápidos para acompanhamento, como medição da pressão arterial e glicemia. No entanto, esse procedimento não substitui o tratamento clínico, é uma ação conjunta. Caminhadas a partir das 7h00, ministradas por um Fisioterapeuta e um Educador Físico, com alongamentos e outras diversas atividades físicas, também fazem parte do programa.
Os encontros são uma forma de trocar informações sobre as doenças. Durante as conversas, os pacientes conversam entre si e percebem que não são os únicos a lidar com os problemas que enfrentam. Os interessados deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
“Estamos realizando esses projetos para fomentar o conhecimento da população que convive com esses problemas, assim podendo evitar grandes riscos. Assim proporcionamos atividades físicas a estas pessoas livrando-as do sedentarismo e adquirindo uma melhor qualidade de vida aos participantes”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá realiza a entrega de novos computadores para a Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Ibirá está buscando melhorias para a rede municipal de Ensino e …

%d blogueiros gostam disto: