Home / Ibirá / Alunos e agentes da saúde realizam passeata em combate ao Aedes Aegypti

Alunos e agentes da saúde realizam passeata em combate ao Aedes Aegypti

DSC_4492 netUnidos contra a dengue, cerca de 200 alunos das Escolas Municipais Vereador Lopes de Souza e Perciliano José Bueno acompanhados dos professores, agentes comunitários de saúde e os agentes da SUCEN realizaram, na última sexta-feira (19) de uma caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti.
A caminhada, que percorreu as principais ruas do centro da cidade e do Bairro São Benedito, foi o resultado de um trabalho desenvolvido na escola, onde os alunos receberam e discutiram informações sobre todas as doenças transmitidas pelo mosquito. Com cartazes explicativos e frases de alerta sobre a doença, ao longo do caminho os estudantes distribuíam panfletos com informações sobre a conduta que evita a proliferação do mosquito.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Sileni, “essa passeata é a primeira de muitas; pois o Comitê de Mobilização contra o mosquito Aedes tem a finalidade de juntar forças para executar ações de educação em saúde”. E salienta que “sendo o mosquito que traz doenças complexas como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus, que podem levar a morte, este é um importante passo que o município avança no controle e na prevenção; agora é a hora de todos com boa vontade, mostrar sua força sobre o mosquito, cuidando do seu quintal, eliminando todos os objetos que possam servir de criadouro para o Aedes Aegypti”.
A Prefeitura de Ibirá junto a Secretaria Municipal de Saúde no mês de janeiro criou uma comissão para o enfrentamento das doenças, formada por diversas secretarias municipais, que realizará reuniões mensais para ser discutidas todas as ações no combate ao mosquito vetor. Treinar os agentes comunitários de saúde, intensificar visitas domiciliares, mutirões de limpeza por meio de cronograma a ser realizado nos bairros que houver maior número de notificações positivas por dengue e, orientações por meio de palestras educativas em escolas e outras ações junto as igrejas do município, são os principais atos para sensibilizar e mobilizar a comunidade.
Além da passeata algumas outras ações já estão acontecendo como: tapa buracos por toda cidade, limpeza de terrenos, a união dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, conhecidos como agentes da SUCEN, para assim fazer um controle mais efetivo dos trabalhos.
A mobilização de toda a sociedade é fundamental nas ações de combate ao mosquito, já que quase 90% dos focos estão dentro das casas. Por isso, a medida mais efetiva é, sempre, a eliminação de possíveis criadouros. A população precisa dedicar um tempo para procurar os locais nos quais o mosquito pode se reproduzir. A ideia é eliminar os recipientes onde há acúmulo de água e manter a família protegida.
“Apesar de trabalharmos o assunto no ambiente escolar essa é uma atividade diferente e que chamar a atenção. Acreditamos, ainda, que com as crianças seja mais fácil atingir as famílias, já que elas se mobilizam, aderem à causa, fazem um trabalho em suas residências e até mesmo orientam os familiares”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Denuncie a violência contra crianças e adolescentes

Abuso e exploração contra crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Conselho Tutelar e CREAS …

%d blogueiros gostam disto: