Home / Irapuã / Artista plástico Silvio Alvarez visita Irapuã

Artista plástico Silvio Alvarez visita Irapuã

Silvio Alvarez netSilvio Alvarez é um artista plástico paulistano que se dedica a colagem desde 1989. Autodidata ele recorta imagens de revistas e anúncios criando um mundo particular e surreal em suas obras. Nos últimos dias, Alvarez esteve no município de Irapuã onde realizou 24 oficinas com cerca de 700 alunos.
O projeto foi viabilizado pela professora de artes Paula Ronchi que conheceu a obra de Alvarez em um curso. A partir daí passou a manter contato com o artista que aceitou participar do Projeto Artistas do Futuro em Irapuã. “Após esse curso, comecei a aplicar a técnica com os meus alunos. Depois fotografei os trabalhos e resolvi procurar pelo artista no Facebook, onde mandei as fotos e expliquei o desenvolvimento do trabalho”, conta Paula. “Ficamos conversando durante um ano e eu o convidei para vir à escola. Através da cola Pritt e seu patrocínio esse projeto foi possível”, enfatizou.
Alvarez ficou na cidade de terça a sexta-feira da última semana onde participou de 24 oficinas com 700 alunos, além de visitar a escola Coopen Objetivo onde atendeu cerca de 90 alunos. “Queria agradecer imensamente ao Silvio Alvarez pela disponibilidade, prontidão e principalmente por presentear minha escola com sua presença. Ao núcleo gestor que não mediu esforços para que isso se tornasse possível. Aos meus amigos professores que também abraçaram o meu projeto e todos os funcionários e doadores de revistas”, completou a professora.
Colagem como conscientização
Silvio Alvarez começou a desenvolver seus experimentos com colagens utilizando da arteterapia em um momento difícil da sua vida. Suas obras se referem à relação do homem na sociedade e com o meio-ambiente. “Por intermédio de um conceito bastante simples, defendo o emprego da colagem como ferramenta didática de conscientização ambiental e para o ensino da arte. Acredito que as crianças, ao produzirem uma composição artística em colagem com recortes de revistas que a mamãe e o papai já leram e que já iriam jogar fora, aprendem naturalmente e para toda a vida que reciclar é importante e que pode ser também muito divertido”, ressaltou o artista. “Utilizada há muito como ferramenta didática nas escolas, na contemporaneidade, com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais, a colagem ganha uma outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reciclagem dos materiais”, concluiu.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Irapuã recebe respirador eletrônico do Governo de SP

Irapuã recebeu um respirador eletrônico enviado pelo Governo do Estado de São Paulo para atendimento …

%d blogueiros gostam disto: