Home / Notícias / Festas Juninas brasileiras e seus costumes

Festas Juninas brasileiras e seus costumes

3 netConheça um pouco mais sobre esta tradição.

 

AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 

Ao contrário do que muitos pensam, as tradicionais festas juninas nem sempre foram uma forma de homenagear os santos da igreja católica.
No hemisfério norte, nos dias 21 ou 22 quando acontece o solstício de verão (data astronômica que marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano), os celtas e os egípcios aproveitavam para organizar rituais que pediam fartura nas colheitas. E, na Europa, eram reproduzidos cultos à fertilidade até por volta do século 10. A igreja, por não conseguir combate-los, criou a homenagem aos santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24) e São Pedro (29).
O curioso, é que antes disto os índios já faziam uma celebração que envolvia muita comida e dança. Então, após a chegada dos portugueses ao Brasil, a igreja católica cristianizou o evento.
Atualmente, é comum no Brasil comemorar o mês de junho com as festas juninas. A tradição envolve balões, fogueiras de São João, fogos de artifício, mastro de São João, quadrilha e quermesse com barracas divertidas e muita comida típica.
Existem também algumas simpatias que as pessoas costumam fazer para pedir algo em troca. As mais famosas são as que envolvem o Santo Antônio, eu é conhecido como Santo “casamenteiro”. Mulheres desesperadas na procura por um marido fazem promessas e simpatias ao santo.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá aderiu à Campanha Vacina contra a Fome

O Governo do Estado de São Paulo, lançou na última quarta-feira (31/03) a campanha “Vacina …

%d blogueiros gostam disto: