Home / Ibirá / Agentes da CVEI realiza vigilância e orientam moradores em combate a escorpiões e caramujos

Agentes da CVEI realiza vigilância e orientam moradores em combate a escorpiões e caramujos

DSC_0950 netApesar de concentrarem esforços no combate à dengue, os agentes da Vigilância Sanitária e Centro de Erradicação de Vetores de Ibirá (CEVEI) têm outras atribuições para controlar a transmissão de doenças, ou casos de riscos à população. Combater infestações de insetos, caramujos e escorpiões em residências e terrenos, também fazem parte da rotina.
Através de pedidos de vistoria e reclamações da população, os agentes realizam as visitas para a aplicação do veneno, no caso dos escorpiões, são aplicadas microcápsulas de veneno para controle da praga e de seu principal alimento que são as baratas. Já para os caramujos é combatido através de um veneno granulado.
Os agentes também fazem orientações aos moradores realizando ainda um trabalho de conscientização quanto aos riscos do acúmulo de matéria orgânica nos quintais, tais como folhas, frutos, troncos, madeiras, fezes de animais, entre outros. A atenção aumenta especialmente nos caramujos, que se proliferam com maior facilidade no período chuvoso.
Quando detectada a existência desses materiais, o morador é notificado pelos agentes, que fazem recomendações sobre o procedimento que deve ser realizado para a limpeza dos quintais. O morador é avisado de que tem um prazo para sanar o problema, e, quando este se expira, nova visita dos agentes é feita à residência para verificação se as orientações foram seguidas.
Se for notada a presença de um desses animais, a recomendação é avisar a Vigilância, pelo telefone (17) 3551-1052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.
“A colaboração da população é muito importante, afinal, essa é um ação conjunta com a comunidade, para isso é necessário que os moradores mantenham terrenos e quintais sempre limpo e sem entulhos. Esses procedimentos evitam 80% a proliferação desses riscos”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Projetos da Lei Aldir Blanc são iniciadas em Ibirá

Arte e conhecimento estão em cartaz em Ibirá, são os projetos da Lei Aldir Blanc …

%d blogueiros gostam disto: