
Atenção à natureza. Animais podem nos ensinar a viver melhor.
AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo
O aumento descontrolado das cidades causa danos irreparáveis ao planeta. As grandes cidades dispersam um número absurdo de poluentes no ar e na água, o que põe em risco também a saúde das pessoas.
Patologias cardíacas e respiratórias, asma, bronquite e até câncer podem ser causadas por poluentes que as grandes indústrias eliminam. A China é um bom exemplo desse crescimento acelerado, onde os efeitos refletem na população de suas cidades.
Os carros em circulação também contribuem para o agravamento do problema. Tudo isto, e mais o lixo que as pessoas jogam em lugares indevidos ou mesmo produzem sem necessidade, atingem diretamente a camada de ozônio e provocam o aquecimento global.
É por isso, que a cada ano que passa é mais comum desastres como furacões e terremotos aparecem no noticiário. Mesmo no Brasil, onde não eram comuns, os meteorologistas já têm um motivo a mais para se preocupar.
Cientistas passam agora a estudar novas formas para prever estes desastres. Os animais são o tema da nova pesquisa, desde que observaram uma inquietação nos mesmos pouco antes dos desastres acontecerem.
Mas só isto não é sufi-
ciente. Pesquisas que pre-veem os desastres não acabam com eles. Cabe a cada um de nós nos preocupar com pequenos atos que podem mudar o mundo. Não jogue lixo, evite gastar água e preserve a natureza para tê-la sempre.