Home / Irapuã / Saúde e Educação de Irapuã aderem a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS

Saúde e Educação de Irapuã aderem a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS

IMG-20150423-WA0012 netNo dia vinte e quatro de abril, foi Implantado no CMEI do ProInfância “Natalia Caldeira Nogueira” pela Coordenadoria Municipal da Saúde, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em pó – NutriSUS.
Noventa e três crianças com idade de 6 meses a 3 anos e 11 meses, serão beneficiadas na estratégia, que consiste na adição direta de um sache com vitaminas e sais minerais aos alimentos que a criança ira consumir em uma de suas refeições diárias . Para isso foi realizada reunião na Unidade Escolar com os pais das crianças, para informá-los sobre o nutriente e solicitar autorização dos mesmos.
A estratégia já vem sendo implantada em diversos municípios brasileiros e nasceu a partir da prioridade de cuidado integral à saúde das crianças de zero a seis anos estabelecida pela Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria.
Implantada inicialmente nas creches participantes do Programa Saúde na Escola, a iniciativa tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle da anemia e outras carências nutricionais específicas na infância.
Identificou-se que 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem seu potencial de desenvolvimento, e a anemia é um dos fatores atribuídos a essa condição. Essas crianças possuem maior probabilidade de baixo rendimento escolar, o que provavelmente contribui para a transmissão intergeracional da pobreza com implicações para o desenvolvimento dos países.
Tal estratégia, amplamente estudada por todo o mundo e implementada com sucesso em diferentes continentes, já acumula muitas evidências de eficácia e efetividade e, recentemente, teve essa importância reconhecida, em guia específico da Organização Mundial da Saúde.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá aderiu à Campanha Vacina contra a Fome

O Governo do Estado de São Paulo, lançou na última quarta-feira (31/03) a campanha “Vacina …

%d blogueiros gostam disto: