Home / Notícias / Dengue. Conheça o mosquito que causou aumento nas vendas de repelentes

Dengue. Conheça o mosquito que causou aumento nas vendas de repelentes

Aedes-aegypti netAMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 

De nome comprido e famoso, o Aedes Aegypti está bastante presente na mídia e nas casas de diversas pessoas nos últimos dias. São estes pequenos vilões aparentemente inofensivos, que atacam principalmente durante o dia e causam grande incomodo por pelo menos uma semana.
Os sintomas da dengue em geral são: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular, enjoo, vômito, vermelhidão no corpo, coceira, entre outros. Sendo facilmente confundida com gripe, e diagnosticada através de exame de sangue onde se verificará a queda do número de plaquetas.
Inicialmente pouco agressiva, pode evoluir para a dengue hemorrágica, que eleva o risco de morte. A dengue hemorrágica é caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial.
Há também uma nova doença causada pelo mesmo mosquito transmissor, a febre chikungunya. Esta doença tem sintomas semelhantes a dengue, porém diferencia-se pelas inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Ambas não passam de pessoa para pessoa. A menos que um mosquito pique uma pessoa infectada, contaminando-se, e no prazo de dez a quatorze dias pique um novo indivíduo.
As primeiras aparições do mosquito transmissor da doença foram no continente africano, por isto acredita-se que de lá espalharam-se por todo o mundo.
Atualmente, a melhor forma de se proteger desta doença, é a prevenção. Para isto, deve-se atentar-se a recipientes que podem manter água parada, no seu quintal e mesmo no quintal daquele seu vizinho distraído. O uso de repelentes também se faz necessário. Vale apelar para loção, gel, aerossol, pulseira com citronela, adesivo à base de citronela… Já são inúmeras opções para você se cuidar.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Depressão Pós-Parto

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178Psicóloga (PUC-SP) Sabemos que infelizmente a depressão pode estar presente …

%d blogueiros gostam disto: