Home / Irapuã / Saúde e Vigilância Sanitária intensificam campanha contra dengue

Saúde e Vigilância Sanitária intensificam campanha contra dengue

banner_dengue_site NETA Coordenadoria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária intensificaram mais uma vez as ações de combate à Dengue após aumento de casos no município.
No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. A Saúde e Vigilância Sani-tária de Irapuã estão promovendo diversas campanhas de combate à doença e realizando vistorias em residências, principalmente, em bairros onde já existiu o foco do transmissor.
De acordo com a Coordenadora da Saúde, Rosa Marina, este período do ano necessita de cuidados redobrados. “Estamos no período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada e o nível de chuvas aumentado podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes Aegypti. Por isso, é muito importante podermos contar com a ajuda da população. Pedimos que sigam as recomendações”, enfatiza.
Na maioria dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. É preciso realizar a checagem toda semana e não deixar que o mosquito se multiplique. Ele leva de sete a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a dengue. É uma doença infecciosa febril, transmitida por um mosquito, e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.

PREVENÇÃO

– Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana na frequência usual;
– Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal ou na rua;
– Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água
– Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
– Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente;
– Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
– Atenção especial ao se ausentar por vários dias, para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;
– Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Irapuã executa obra de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Irapuã, por meio do Departamento de Obras e Infraestrutura executou nesta semana, …

%d blogueiros gostam disto: