Home / Notícias / Exame para prevenção do Tracoma é realizado nas escolas da Rede Municipal de Sales

Exame para prevenção do Tracoma é realizado nas escolas da Rede Municipal de Sales

DSCN3711 netA Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveram nos dias 18 e 20 de fevereiro, a campanha para detectar e prevenir o “Tracoma” através de exames oftalmológicos nos alunos das escolas municipais de Sales em crianças de zero a nove anos de idade.
A avaliação foi realizada pela supervisora geral do Centro da Vigilância Epidemiológica CVE, da Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto, Maria Rosangela Fernandes Garcia acompanhada por alguns profissionais da Saúde da cidade de Sales.
A avalição e diagnósticos foram realizados primeiro no dia 18, na Escola Municipal “Danilo Fernando Sachi Marques” e no Centro Educacional “Santa Parisi Furco”. Na segunda etapa, dia 20 as profissionais realizaram as avaliações nos alunos da Escola Municipal “Clorinda Morano Carvalho”.
Segundo a secretária Municipal de Saúde Maria Vanessa Ramazzine estes exames é uma rotina anual de grande importância para a prevenção da doença que é detectada através dos olhos. “Esta avaliação é de grande importância para a prevenção da doença, temos que desde os primeiros anos de vida destas crianças, ter avaliações anualmente para detectarmos e se necessário iniciarmos o tratamento”, explicou a secretária Municipal de Saúde.
O Tracoma
O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
A transmissão pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos ou objetos contaminados (toalhas, lenços, produtos de maquiagem, etc.). Alguns gêneros de moscas, especialmente as domésticas e as conhecidas como lambe-olhos, podem transmitir a bactéria para uma pessoa sem a enfermidade, mecanicamente, se pousarem sobre olhos infectados de um doente.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Ibirá reforçam ações de combate a Dengue

Equipes de agentes municipais intensificam estratégias de controle e pedem apoio da população Uma união …

%d blogueiros gostam disto: