Home / Ibirá / Prefeitura de Ibirá promove ‘Plantão Dengue’ na Santa Casa

Prefeitura de Ibirá promove ‘Plantão Dengue’ na Santa Casa

images.jpg dengue netA Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá comunica a população que nos dias 14,15,16 e 17 de fevereiro a Santa Casa de Misericórdia de Ibirá terá reforço com mais médicos e enfermeiras para o Plantão Dengue, oferecendo um suporte maior aos que estiverem com sintomas ou confirmação do caso.
Além do plantão, outras ações em combate e prevenção a dengue estão sendo promovidas no município. O objetivo é intensificar as múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Durante o feriado, muitas famílias aproveitam para viajar, mas deve ser mantido o cuidado para evitar que o mosquito da dengue prolifere durante esses dias de descanso. Assim, antes de arrumar as malas, é melhor eliminar ou cuidar de todos os objetos que possam acumular água.
“Considerando que a situação do município  é de controle pelo baixo índice de casos positivos, com a chegada do período de chuvas o risco de transmissão da dengue aumenta. O objetivo da vigilância epidemiológica é reduzir os casos de dengue e evitar a ocorrências de epidemias e complicações dos casos de dengue. Lembrando sempre q a participação da população no controle da dengue é fundamental”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.
Algumas dicas para prevenir a Dengue:
– não deixar nada na área externa ao ar livre, como por exemplo, lonas, objetos e materiais que, se chover, com certeza, vão acumular água;
– verificar se a caixa d’água está bem vedada, se a calha está limpa e com desnível para o escoamento da água;
– as piscinas devem ser mantidas limpas e tratadas, de preferência com cloro, caso prefira cobri-la, verificar se a lona ou tampa não formam poças de água; 
– observar se os ralos externos acumulam água da chuva, por desnivelamento do piso (abaixo ao ralo), se não der tempo de consertá-lo até a viagem, uma sugestão é utilizar sal grosso em grande quantidade nos locais que formam poças;
– verificar os vasos, uma sugestão é retirar os pratos, porque eles acumulam água com facilidade;
– os bebedouros de animais também devem ser limpos e lavados com esponja todos os dias;
– na área interna do imóvel, vedar os ralos (de banheiros, lavanderias e cozinhas) assim como vasos sanitários, a vedação pode ser feitas com plásticos e fitas adesivas.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Ibirá reforçam ações de combate a Dengue

Equipes de agentes municipais intensificam estratégias de controle e pedem apoio da população Uma união …

%d blogueiros gostam disto: