Home / Notícias / Salvos pela prorrogação. Ministro Kassab dá mais 90 dias para troca de extintores

Salvos pela prorrogação. Ministro Kassab dá mais 90 dias para troca de extintores

extintor netDemanda de extintores supera estoques de diversas cidades.

 

AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 

Kassab, Ministro das Cidades, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), declarou no dia cinco deste mês, adiamento por 90 dias à lei que determina a mudança dos extintores BC para os ABC.
A decisão do ministro deveu-se ao aumento da procura pelos extintores que ocasionaram a falta do produto até mesmo para os comerciantes. Embora a resolução tenha sido publicada há pouco mais de cinco anos e prorrogada pela segunda vez.
Quem leu o Diário Oficial da União, Seção 1, edição 215, de 11 de novembro de 2009? Você não leu? Foi quando saiu publicada a Resolução nº 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito. O artigo 2º, parágrafo 2º, dispôs nas linhas: “A partir de 1º de Janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga ABC“. E, por fim, “Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação. Brasília, 11 de Novembro de 2009”. Pronto. Após alguns anos, a lei entraria em vigor.
A falta de divulgação da “nova” lei em veículos de comunicação massivos como a televisão, talvez seja a principal causa da escassez do produto. Nem mesmo as fábricas estavam preparadas para esta demanda, e os comerciantes que possuíam os últimos extintores aproveitaram para aumentar os preços e já estão a procura do produto para garantir seu estoque.
Para quem ainda não sabe, a exigência resultará em multa de R$ 127,69, 5 pontos na carteira e retenção do veículo para regularização. Isto vale também para quem possui o produto vencido.
O novo extintor já equipava veículos com fabricação a partir de 2005 e é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais, enquanto o tipo BC combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Projetos da Lei Aldir Blanc são iniciadas em Ibirá

Arte e conhecimento estão em cartaz em Ibirá, são os projetos da Lei Aldir Blanc …

%d blogueiros gostam disto: