Home / Irapuã / Vacinação contra pólio e sarampo mobiliza US de Irapuã

Vacinação contra pólio e sarampo mobiliza US de Irapuã

03 netA equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde realiza Campa-nha contra a Poliomielite e o Sarampo.
Segundo a Coordenadora da Saúde, Rosa Marina, “A meta da campanha contra o sarampo é vacinar 95% de crianças na faixa etária de um ano a menos de cinco”. A vacina tríplice viral protege também contra caxumba e rubéola.
Já para a poliomielite, a meta é vacinar 95% de crianças de seis meses a menores de cinco anos. Não existe tratamento para a doença, por isso, a melhor forma é a prevenção. Os sintomas da doença se assemelham a uma gripe associada a náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e pode ocasionar paralisia total.
A coordenadora ressalta ainda que a campanha irá até o dia 28 de novembro, na Unidade Básica de Saúde, com ações para chamar a atenção do público para a necessidade da vacinação. É imprescindível que a mãe apresente o cartão de vacinação das crianças.
A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão a-contece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeitura de Ibirá aderiu à Campanha Vacina contra a Fome

O Governo do Estado de São Paulo, lançou na última quarta-feira (31/03) a campanha “Vacina …

%d blogueiros gostam disto: