Home / Ibirá / Prefeitura de Ibirá realiza treinamento com ginecologistas e enfermeiras das UBS do município

Prefeitura de Ibirá realiza treinamento com ginecologistas e enfermeiras das UBS do município

netNa ultima semana a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá realizou um treinamento para médicos e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde do município.
O treinamento foi ministrado por um médico patologista do Hospital de Câncer de Barretos, que aplicou uma nova técnica de coleta do exame de Papanicolau com novos materiais de exame preventivo do câncer de Colo de útero.
O perigo do Câncer de Colo de Útero
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
É o segundo tumor mais freqüente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. É importante salientar que mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
“Esse treinamento foi mais uma ação direcionada à melhoria da qualidade do serviço. Médicos e enfermeiras estão sendo capacitadas para a realização dos procedimentos nas UBS municipais, oferecendo o melhor atendimento.”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Depressão Pós-Parto

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178Psicóloga (PUC-SP) Sabemos que infelizmente a depressão pode estar presente …

%d blogueiros gostam disto: