Home / Ibirá / Prefeitura de Ibirá inicia programa de combate ao tabagismo

Prefeitura de Ibirá inicia programa de combate ao tabagismo

Programa atende toda sexta feira
Programa atende toda sexta feira

Os males provocados pelo cigarro ao ser humano tendem a diminuir no município com a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá e Governo Estadual e Federal, através do Programa de Combate ao Tabagismo iniciado no ultimo dia 7.
O programa é composto por duas linhas de acompanhamento aos fumantes: a técnica de terapia cognitiva comportamental e o uso de medicamento. A primeira e obrigatória é realizada por psicóloga do município, inicialmente em grupos, para se necessário, após análise, o tratamento ser feito individualmente.
A outra etapa do programa prescreve ao assistido o uso de medicamentos para inibir a vontade de fumar. Entretanto, o paciente precisa ser atendido primeiramente pela terapia antes do medicamento ser receitado. A medicação só é recomendada se não houver melhoras com o tratamento psicológico, que é obrigatório.
As ações abrangem ainda o combate a fatores de risco de câncer. De acordo com o Inca, o hábito é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e tem relação com a origem de tumores malignos na boca, na laringe, no pâncreas, nos rins, na bexiga, no colo do útero e no esôfago. Outro objetivo é melhorar a saúde dos fumantes passivos, que também inalam a fumaça tóxica do cigarro.
“Entre as questões sobre tabagismo, consideramos fundamental que todos  tomem uma atitude preventiva, isto é, que os não fumantes não comecem a fumar e que também não se exponham ao tabagismo passivo, e que os fumantes sejam conscientizados e apoiados para a cessação do tabagismo. A nossa intenção é fazer com que a população se conscientize que o tabagismo é uma doença epidemiológica que mata muitas pessoas por ano” , ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Ibirá reforçam ações de combate a Dengue

Equipes de agentes municipais intensificam estratégias de controle e pedem apoio da população Uma união …

%d blogueiros gostam disto: