Home / Notícias / A importância dos cuidadores de pessoas especiais e o dom de amar

A importância dos cuidadores de pessoas especiais e o dom de amar

net 1Entenda o papel deste profissional e como um simples gesto de carinho pode ajudar 

 

Reportagem Local

AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo

 

O assunto está sendo cada vez mais repercutido e ganhando espaço em leis específicas. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a partir do dia 12 de março deste ano, a iniciativa do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), prevista no Projeto de Lei 8014/10.
A legislação brasileira incentiva a inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas escolas regulares, deixando o ensino especial para casos específicos. A proposta obriga as escolas a oferecerem cuidadores para portadores de deficiência, desde que seja verificada a sua necessidade individualizada.
Apontado através de pesquisas feitas com psicólogos, o carinho e a atenção destes profissionais proporcionam melhora até mesmo em doenças como o Alzheimer. Os hospitais e asilos costumam disponibilizar pessoas formadas ou apenas dispostas, para dedicar seu tempo à arte de cuidar. Um exemplo disto é a Associação dos Voluntá-rios do Hospital de Base (AVOHB), de São José do Rio Preto.
Lucilene Manchini Marin mora em Irapuã-SP e é cuidadora de pessoas especiais. Lucinha, como é conhecida, é formada e trabalhou em duas escolas exercendo a profissão.
A cuidadora conta que é necessário ter paciência e amor ao próximo para desempenhar bem este importante papel. E que percebeu possuir estes dons através da própria família, ajudando sua prima, que sempre precisou de cuidados especiais.
Lucilene adverte sobre olhares preconceituosos e afirma “É com a dedicação do dia-a-dia que consigo conquistar o carinho recíproco destas pessoas”.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Depressão Pós-Parto

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178Psicóloga (PUC-SP) Sabemos que infelizmente a depressão pode estar presente …

%d blogueiros gostam disto: