Home / Ibirá / Prefeitura de Ibirá realiza exame para identificar casos de tracoma em escolas municipais

Prefeitura de Ibirá realiza exame para identificar casos de tracoma em escolas municipais

Alunos de 4 a 14 anos foram examinados
Alunos de 4 a 14 anos foram examinados

pela Prefeitura Municipal de Ibirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, exames de tracoma nos alunos das Escolas Municipais Vereador José Lopes de Souza, Edith Pereira Gonzaga e Vera Lucia Durante. Ao todo, foram examinadas 800 crianças, de 4 a 14 anos de idade.
O exame é realizado para identificar e prevenir casos de tracoma, uma doença ocular que atinge principalmente crianças e, que se não for tratada adequadamente, pode levar a cegueira. As crianças que não apresentaram nenhum sintoma foram liberadas e as demais receberão o tratamento adequado.
Em 2014, os alunos de todas as escolas da rede municipal serão examinados.  Aos outros cidadãos que tiverem interesse em realizar o exame, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
A doença
O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. É transmitida pelo contato direto com secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e, também, através de objetos que entraram em contato com as secreções de pessoas contaminadas. Os sintomas de tracoma são: lacrimejamento, vermelhidão e sensação de areia no olho, coceira, secreção e intolerância à luz. O tracoma pode ou não ter conjuntivite associada.
“É de grande importância realizar esses exames, principalmente nas escolas, pois o tracoma é uma doença transmissível e precisa ser tratada. No próximo ano continuaremos disponibilizando esse atendimento em todas as escolas municipais, a fim de evitar a doença”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Depressão Pós-Parto

BRUNA SANTORO MILANI | CRP 06/126178Psicóloga (PUC-SP) Sabemos que infelizmente a depressão pode estar presente …

%d blogueiros gostam disto: