Home / Irapuã / Campanha de vacinação contra HPV supera expectativas

Campanha de vacinação contra HPV supera expectativas

Campanha-vacina-contra-HPV NETIrapuã alcançou 100% da meta de vacinação da campanha do HPV realizada em março no município, em parceria com a Escola Estadual “Desolina Betti Gregorin”, onde estudam meninas de 11 a 13 anos. Até o momento o município imunizou 175 adolescentes. Como a estimativa do Ministério da Saúde para cada município é imunizar 80% do numero total de meninas na faixa etária, o município já ultrapassou a determinação. Contudo, de acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Municipal de Saúde, as adolescentes que ainda não receberam a primeira dose e desejam fazê-lo podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, munidas do cartão de saúde e acompanhadas de um responsável.
Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção. As adolescentes que já receberam a 1ª dose devem comparecer a Unidade Básica de Saúde após seis meses para receber a 2ª dose e após cinco anos para a 3ª dose.
A vacina contra HPV que é distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
A campanha terminou, porém é muito importante que adolescentes do sexo feminino, ao completarem 13 anos procurem a Unidade Básica de Saúde para receberem a vacina que está disponível para o calendário de vacinação.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Projetos da Lei Aldir Blanc são iniciadas em Ibirá

Arte e conhecimento estão em cartaz em Ibirá, são os projetos da Lei Aldir Blanc …

%d blogueiros gostam disto: