
A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá vem registrando em boletins de ocorrências (B.O) prejuízos com furtos de 1.273 metros de cabos elétricos e 28 reatores responsáveis pelo funcionamento do sistema publico de iluminação da cidade. O prejuízo já se contabiliza em cerca de R$ 35.000,00.
Cabos e reatores são os principais alvos de furtos no município, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Obras. A Praça Basílio Baffi em Termas De Ibirá recebeu no ano passado uma revitalização completa pela Prefeitura, a mais importante foi às novas iluminações instaladas que durante o ultimo final de semana foram furtados 20 reatores e 350 metros de cabos elétricos. O prejuízo e a falta de iluminação prejudicam o lazer e a segurança dos ibiraenses.
O problema se repete nas principais vias da cidade, onde o trânsito de veículos não inibe os furtos. O levantamento aponta que na Avenida Mario Carvalho Silva foram subtraídos no canteiro central 513 metros de cabos elétricos e 8 reatores na torre, já na Avenida Amadeu Couto localizada em Termas de Ibirá foram 150 metros de cabos.
Os danos às instalações elétricas também ocorreram no Ginásio de Esportes com o furto de 3 chaves com fusível, na Pista de Skate foram 200 metros de cabos elétricos e na Usina de Reciclagem foram 5 metros de fio de metal cobre.
O Parque do Balneário além de furtos foi vitima de atos de vandalismo, onde na Praça Contemplativa e na Fonte Jorrante teve 60 metros de cabos subtraídos, na lanchonete que ainda não esta em operação teve 6 portas arrombadas e 7 torneiras furtadas, também no Jardim das Águas tiveram 60 refletores des-truídos.
“Temos nos empenhado na melhoria da nossa cidade, e muito nos entristece depararmos com esses atos de furtos e vandalismo. A Prefeitura de Ibirá registrou o primeiro boletim de ocorrência em 25/10/2013 e até o ultimo registrado em 02/06/2014 ainda não tivemos esclarecimento das referidas ocorrências. Gostaria de poder contar com o apoio de toda a população ibiraense que, percebendo atos suspeitos neste sentido, denuncie”, ressalta o prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.