Home / Notícias / Urupês participa do 17º Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo

Urupês participa do 17º Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo

Encontro de dirigentes de cultura de Sp- foto 3 NETAconteceu no dia 10 de março, o 17º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura por meio da Organização Social de Cultura Abaçaí, na Sala São Paulo, situada no Espaço Cultural da Antiga Estação Julio Prestes em São Paulo (SP).
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, que anunciou investimento de R$ 4,1 milhões da Secretaria Estadual de Cultura, para a modernização de bibliotecas públicas municipais e implantação da Agenda Cidadã. O projeto pretende tornar as bibliotecas locais de referência para a comunidade, ofertando informações gerais sobre serviços e programas sociais desenvolvidos nos municípios.
Durante o evento, os prefeitos, secretários e diretores de cultura municipais conheceram as oportunidades de parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura para o desenvolvimento de programas e projetos conjuntos nas cidades paulistas. O Encontro teve ainda como objetivo promover a troca de experiências entre as cidades, de forma a estimular a adoção de ações em rede.
Foram apresentadas as propostas e metas das cinco Unidades que compõe a Secretaria de Estado da Cultura: Unidade de Bibliotecas e Leitura – UBL; Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural – UFDPC; Unidade de Formação Cultural – UFC; Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH, e Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM gestada por mulheres. Representando a cidade de Urupês, Alessandra Bastos,assessora de Educação e Cultura , marcou presença no evento ,pois tem recebido grande apoio da Secretaria junto ao município e acredita ser uma oportunidade de agregar conhecimento e também estreitar vínculos para assim desenvolver ações ,atividades e políticas públicas de acesso a cultura no município.
O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, esclareceu os principais programas desenvolvidos pelo Ministério da Cultura, como o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
O PNC, criado e monitorado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/minC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais.
Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, o Plano Nacional de Cultura foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Construído com base em discussões ocorridas nas conferências municipais, estaduais e nacionais de cultura e depois consolidadas no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o Plano Nacional de Cultura reflete os anseios e demandas de todo o país na área cultural.
Dentre as metas previstas para serem alcançadas até 2020 e destacadas pelo secretário Américo Córdula durante sua participação no Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo, estão as metas 01 e 02. A Meta de nº 01, prevê que o Sistema Nacional de Cultura (SNC) esteja institucionalizado e implementado em 100% das Unidades da Federação (UFs) e em 60% dos municípios.
Já a Meta de nº 02 prevê que 100º das Unidades da Federação (UFs) e 60º dos municípios estejam que os dados atualizados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Gengiva sangrando, o que pode ser?

DRA. ANA VICTÓRIA BASTOS LIRA | CROSP 111.782Cirurgiã Dentista Muitas pessoas em algum momento da …

%d blogueiros gostam disto: