Home / Ibirá / Prefeitura realiza trabalho com dependentes químicos e seus familiares

Prefeitura realiza trabalho com dependentes químicos e seus familiares

Cras disponibiliza o tratamento para qualquer cidadão ibiraense
Cras disponibiliza o tratamento para qualquer cidadão ibiraense

Desde o final do ano passado, a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá tem oferecido um trabalho direcionado para dependentes químicos e seus familiares no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
A dependência química é uma condição que se estabelece com a utilização constante de certas drogas psicoativas, desde as legais como o álcool e o tabaco, até as drogas ilícitas, como cocaína, crack, maconha, entre outras. Para se livrar da dependência em todos esses casos, o indivíduo necessita de acompanhamento médico e psicológico.
No campo médico, o paciente é diagnosticado e tratado com medicação específica para amenizar os efeitos do período da abstinência da droga a qual se tornou dependente. Aliado a isso, ele também passará por uma psicoterapia, trabalho fundamental na recuperação do paciente, no qual até seus familiares também recebem orientações.
Diante de um quadro crescente da dependência química, o município tem procurado auxiliar os indivíduos e suas famílias a buscar a internação nos casos mais críticos, contudo, o trabalho preventivo é imprescindível para que não haja a necessidade da internação.
De acordo com dados do CRAS, apenas no final do ano passado, houveram dois casos em que com o tratamento da rede de saúde pública do município não foi necessária a internação. Parece pouco, mas em poucos meses de trabalho esse é um saldo muito positivo, pois se livrar da dependência química é um trabalho longo e difícil.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente no CRAS localizado na Rua Salvador Bruno, 204 ou pelos números: 3551-1523 e 3551-2054.
“Quem frequenta regularmente o grupo tem maior evolução no tratamento. Porém é extremamente importante o acompanhamento psicológico individual, pois trata o problema que acarretou a dependência química e resulta em maior facilidade na recuperação”, ressalta o Prefeito Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’.

Sobre avpgraficaejornal

Verifique também

Prefeito, vice-prefeita e vereadores tomam posse para o novo mandato em Urupês

Bica Greggio (DEM) tomou posse no último dia 1º, e inicia seu segundo mandato como …

%d blogueiros gostam disto: